Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

5 dicas para tornar seu home office produtivo e saudável – (parte 1/2)

Publicado em 25 de março de 2020

Foto 00 1 1230x540

Aprenda a se livrar de distrações e extrair o melhor do trabalho em casa

Foto 00 1 300x300

O regime pode ser uma realidade para muitos brasileiros há anos, mas a escalada do novo coronavírus fez com que muitos outros, alguns pela primeira vez, passem a trabalhar de casa por tempo indeterminado até que seja seguro voltar aos escritórios.

O home office traz benefícios indiscutíveis como o tempo que sobra por eliminar o que é perdido nos deslocamentos, mas também aspira cuidados. Esse tipo de trabalho pode prejudicar a produtividade e até mesmo o bem-estar mental se for mal planejado.

CONFIRA TAMBÉM:

Isso acontece porque possíveis benefícios como a possibilidade de trabalhar mais à vontade (dá-lhe pijama), ter horários mais flexíveis e a proximidade com a família podem acabar virando armadilhas.

Quer saber como evitar tudo isso? Confira cinco dicas para tornar seu home office mais produtivo e saudável.

  1. Prepare um ambiente de trabalho confortável

O primeiro passo para um home office bem-sucedido é organizar a casa e o ambiente de trabalho. Bagunça e tarefas domésticas pendentes podem causar ansiedade e interrupções indesejadas durante o expediente.

Escolha um local de preferência silencioso, tranquilo, bem iluminado e ventilado como seu escritório em casa e deixe tudo que precisar à mão. Não se esqueça de escolher uma boa cadeira ergonômica para suportar o período sentado na postura adequada.

  1. Planejamento

Uma vez organizado o ambiente do home office, faça o planejamento e defina a lista de prioridades nas atividades do dia e da semana, de modo que seja possível saber por onde começar e terminar sem deixar nada urgente para trás.

O curioso é que, apesar da suposta economia de tempo, muitas pessoas que trabalham home office acabam frequentemente fazendo jornadas mais longas do que se estivessem no escritório, sinal de que algo está errado na organização das tarefas.

  1. Cuide-se física e mentalmente

Apesar do conforto de estar em casa, estimular o corpo e a mente para encarar um dia de trabalho é fundamental. É preciso criar ou manter a rotina de se alongar, hidratar e fazer pequenas pausas para ir ao banheiro e descansar a vista.

Não diminua e não atrase a pausa do almoço, que é fundamental para recarregar as energias e diminuir a ansiedade que a fome naturalmente traz. Não que seja uma regra, mas é intuitivo: tirar o pijama e vestir roupas confortáveis vai ajudar o cérebro a reconhecer a importância do que está sendo feito.

  1. Converse com familiares e amigos

Como já dissemos, o benefício de estar mais próximo da família pode se tornar prejudicial. É importante dialogar com familiares e amigos mais próximos para ser possível se concentrar durante o trabalho, o que vai resultar em mais tempo com eles.

Por mais irresistíveis que eles sejam, deixe para dar atenção e brincar com cães, gatos, calopsitas e todo o universo pet antes ou depois do expediente. Se for impossível resistir à tentação, aproveite a hora do almoço.

  1. Mantenha-se em equipe

Uma das queixas mais frequentes do trabalho home office, especialmente na situação atual, com a migração de pessoas que não estão acostumadas a fazê-lo, é a diminuição radical de contato com os colegas para trocar ideias sobre o trabalho e a vida.

Diante da impossibilidade de contatos presenciais, mantenha-se ativamente em contato com os colegas por meio das ferramentas digitais, faça videochamadas e organize as tarefas coletivas e individuais por meio de plataformas como Trello e Asana.

Gostou das nossas dicas? No próximo post, vamos dar dicas para você realizar reuniões à distância sem sufoco! Até lá.

Posts relacionados

Entre em contato