Isamu Noguchi

Mais conhecido por suas esculturas em pedra e bronze, Isamu Noguchi (1904-1988), foi um escultor e designer americano que viveu um intenso conflicto de identidade cultural.

Nascido em Los Angeles, filho da escritora americana Leoni Gilmour e do poeta japonês Yone Noguchi, Isamu passou a infância no Japão e a adolescência em Indiana, interior dos EUA.

Nascido em Los Angeles, Califórnia,mudou-se, ainda pequeno, para o Japão com sua mãe onde seu pai morava e, ali, passou toda a sua infância.

Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar e graduou-se em La Porte High School, Indiana, em 1922.

Enquanto estudava medicina na Universidade de Columbia, assistiu aulas de escultura à noite, e seu mentor era o escultor Onorio Rudolfo. Em 1924, Noguchi abandona a universidade para se dedicar a tempo integral à escultura, a sua maior paixão.

Entre 1927 e 1928 trabalhou em Paris como assistente no estúdio do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstracta.

Prosseguiu os seus estudos viajando pela Inglaterra, China e México. A sua formação reflecte-se no seu trabalho, onde se funde o design e a escultura.

Durante os anos 30 e 40 dedicou-se à criação de peças de mobiliário. As suas obras caracterizam-se por formas orgânicas, onde combina a subtileza oriental com a sofisticação da arte ocidental.