Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Autonomia no trabalho: promovendo a liberdade de escolha (Parte:4/4)

Publicado em 25 de novembro de 2019

Autonomia No Ambiente De Trabalho 1230x540

Crie locais de trabalho que ofereçam às pessoas a liberdade de escolher onde e como elas alcançam seus objetivos.

Pontos chave:
• Autonomia, ou a liberdade e a oportunidade de fazer escolhas auto-determinadas, é uma das seis necessidades humanas fundamentais que nos motivam no trabalho.

• Pesquisas mostram que a autonomia no trabalho se correlaciona com maior comprometimento, criatividade e satisfação no trabalho para as pessoas e melhores taxas de atração, retenção e níveis de produtividade para as organizações.

Nós ajudamos organizações a obter esses benefícios, determinando a quantidade certa de configurações e incentivando indivíduos e equipes a testarem e explorarem como, quando e onde eles podem trabalhar para alcançar seus melhores resultados.

Autonomia No Ambiente De Trabalho

Nas últimas décadas, a natureza do trabalho tornou-se cada vez mais complexa, colaborativa e cognitiva. Os líderes empresariais que procuram atrair e envolver as pessoas qualificadas e talentosas que precisam para realizar este trabalho estão descobrindo a importância de nutrir a autonomia e a motivação intrínseca que ele promove.

Pesquisas recentes nas áreas de psicologia e neurociência confirmam que a autonomia é uma necessidade básica que todas as pessoas compartilham e que sua realização no trabalho pode aumentar a satisfação no trabalho, a criatividade e o compromisso.

O design do local de trabalho que oferece às pessoas opções intencionais para onde, como e quando eles trabalham pode melhorar o compartilhamento de conhecimento, apoiar melhor as populações permanentes de meio período e contingentes de trabalho e incentivar os esforços criativos e colaborativos essenciais ao sucesso organizacional.

Promovendo a liberdade de escolha

Os filósofos de Aristóteles a Immanuel Kant estabeleceram conexões entre autonomia – a liberdade de assumir responsabilidades e fazer escolhas autodeterminadas – e a felicidade humana, o valor e a dignidade inerente. Nossa compreensão moderna do termo incorpora a idéia de autenticidade – de ser alguém pessoa, dirigida por razões e motivos que não são impostos por outros, mas que emanam de um eu autêntico.

Psicólogos, economistas e neurocientistas do século XXI estudam a natureza da autonomia e seu significado social e prático. Os estudos empíricos estabeleceram uma conexão essencial entre autonomia e motivação intrínseca – ação dirigida por curiosidade, interesse e diversão. Os contextos sociais e ambientais que apóiam a autonomia, fornecendo opções e incentivando a iniciativa pessoal, têm sido associados a “maior persistência comportamental, melhor desempenho da tarefa e maior bem-estar psicológico, físico e social. ”

Pesquisas recentes também indicam que a autonomia tem um efeito direto e positivo na função cognitiva, criatividade e colaboração6. Dada a importância da inovação e do trabalho em equipe para o sucesso organizacional, não é de surpreender que uma pesquisa recente de 16.000 funcionários em 17 países tenha constatado que as empresas que incentivam a autonomia têm melhor desempenho do que aquelas que não têm. Organizações com alta autonomia superaram outras no aumento do mercado compartilhar e resultados de negócios, bem como medidas que incluíam “satisfação do cliente” e “inovação sistemática em produtos e serviços”.

Embora o suporte à autonomia seja tipicamente considerado uma questão de estilo de gestão, pesquisas recentes indicam que o ambiente físico também pode promover ou impedir a satisfação da autonomia e de outras necessidades psicológicas básicas.

Como parte de nossa busca contínua pelo design do local de trabalho centrado no homem, o Living Office® da Herman Miller ajuda as organizações e seus parceiros de design a criar ambientes que apóiam – e não controlam – as pessoas e seu trabalho.

Com base em estudos proprietários realizados com nossos Living Office Research Partners, iremos mostrar considerações de design para locais de trabalho que oferecem liberdade de escolha em onde, como e quando o trabalho é realizado. Assine nosso blog e veja as primeiras considerações na segunda parte do artigo sobre autonomia no espaço de trabalho.

Se interessou? Veja as soluções que a Novo Ambiente oferece para que a autonomia na sua empresa aconteça.

Posts relacionados

Entre em contato