O arquiteto catalão Antoni Gaudí, que tem suas obras espalhadas pela Espanha e é uma das figuras ícones do país, nunca havia construído nada fora de seu território. Para conhecer seus trabalhos e ver de perto seus prédios e parques, era preciso visitar o país europeu.
Mas agora, mesmo com Gaudí já morto, seus projetos ultrapassam os limites não só do país, mas do continente, e vão parar na América do Sul. Mais precisamente no Chile. O país latino será o primeiro a ter uma obra do arquiteto fora do território espanhol.
Isso porque há quase cem anos atrás Gaudí recebeu o pedido de construção de uma capela através de uma carta enviada pelo frade franciscano Angelico Aranda, do Chile. Na época, o arquiteto espanhol disse não poder realizar o projeto porque estava atarefado com os trabalhos da famosa Igreja da Sagrada Família, em Barcelona. Mesmo assim, Gaudí enviou ao padre os esboços da capela que pretendia construir para a catedral espanhola, e deu o aval para que ele tirasse o projeto do papel e erguesse a obra no Chile.
As obras da capela começam no segundo semestre deste ano. Sem dúvida, motivo de orgulho para o povo chileno.