Uma grande exposição promovida pelo Vitra Design Museum este ano está lançando nova luz sobre o design contemporâneo na África. Com uma grande variedade de exemplos, “Fazendo a África” mostra como o design vem acompanhando – e até mesmo promovendo – a mudança econômica e política do continente, criando um diálogo estreito com áreas afins, como as belas artes, design gráfico, ilustração, cinema, fotografia, arquitetura e planejamento urbano.
A mostra destaca ainda como as novas mídias também vêm desempenhando um papel importante nesse processo de mudança de perspectiva em relação ao continente africano, tornando visível e acessível ao resto do mundo as transformações e evoluções que ocorrem constantemente na cultura local – e a importância da valorização do tradicional frente ao progresso. Porque é possível sim que as duas coisas caminhem juntas.
A exposição apresenta os objetos de Cheik Diallo, esculturas de Cyrus Kabiru, fotografias de Mário Macilau e Okhai Ojeikere, a arquitetura de Francis Kéré, a arte de animação de Robin Rhode e muitas outras criações de designers de diferentes disciplinas que produzem o que há de melhor no campo criativo na cultura africana.
Projeto bem bacana!