A tecnologia avança e, apesar de alguns maus usos que se pode ter dela, existem inúmeros benefícios e avanços na qualidade de vida das pessoas que são resultado desse progresso. E ele nunca para. E não para também de gerar espanto. A novidade agora é o desenvolvimento de uma planta artificial – que na verdade reproduz todas (ou quase todas) as características de uma planta natural. A consequência disso? Ela pode oferecer todos os benefícios de uma planta encontrada na natureza.
O projeto é do pesquisador Julian Melchiorri, que recriou uma folha sintética, que se utiliza de água e dióxido de carbono para gerar oxigênio – assim como as folhas naturais. Ele explica que a ideia é usar a eficiência da natureza em um ambiente feito pelo homem. “Criei algumas luminárias deste material, usando a luz para iluminar a casa, mas ao mesmo tempo para criar oxigênio no ambiente interno.”
E Julian vai além, ele afirma que o novo produto pode ser usado em grande escala, para trazer benefícios significativos para toda a sociedade. Usado em fachadas e sistemas de ventilação, pode absorver o ar de fora, passa-lo pelos filtros biológicos e levar ar oxigenado para dentro dos ambientes. Dessa maneira, a “man-made biological leaf” pode mudar os ares das grandes cidades contemporâneas. Literalmente.
De fato, uma ideia bastante revolucionária!