Casal mais icônico do design fez do cabideiro uma peça criativa e divertida
Texto adaptado – Herman Miller
Você provavelmente reconhece o estilo icônico do cabideiro Eames Hang-it-All, mas você já ouviu falar da história por trás dessa peça que é uma das mais apreciadas pelo design mundial?
Embora copiado exaustivamente ao longo dos anos, o desenho e os materiais idealizados por Charles e Ray Eames para o item são fabricados originalmente pela Herman Miller – e em São Paulo e no Rio de Janeiro, o cabideiro é distribuído pela Novo Ambiente.
Sua história remonta a algumas décadas atrás, quando Ray Eames projetou uma variedade de brinquedos extravagantes e mobiliário especificamente para crianças – incluindo esta peça de 1953 – para a Tigrett Enterprises Playhouse Division.
Por que produtos para crianças? Por razões puramente pessoais: Charles e Ray queriam dar suas criações para os seus próprios netos e filhos de amigos.
O Hang-It-All recebeu a mesma consideração cuidadosa de design que os projetos de móveis do casal. Com o Hang-It-All, Charles e Ray Eames elevaram o cabideiro nosso de cada dia a algo criativo e divertido – o que fez com que rapidamente a peça caísse nas graças, também, dos adultos, que encontram nela uma ponte entre o cotidiano e o lúdico.
Para criar a estrutura de arame do cabideiro, que pode ser preso a paredes e a outras estruturas, Charles e Ray e o Escritório Eames aplicaram as técnicas de produção em massa para soldar os fios que tinham desenvolvido para designs anteriores.
Primeiramente criado com ganchos multicoloridos e uma moldura branca de arame, a oferta de material e cores se expandiu desde então com fidelidade à sofisticação – e ao senso de diversão – do original.
A estrutura possui acabamento com revestimento em pó durável e cada uma das suas curvas angulares termina com bolas de madeira sólida. Ainda notável pela sua excentricidade, o Hang-It-All também é apreciado por ser uma obra de arte útil.
“A apreciação de pequenos objetos que estão ao nosso redor todos os dias é o que produz a apreciação da arte” – Casal Eames
Incrível como um item comum em nossa rotina pode ser ressignificado sob o olhar de um artista, não é mesmo? Comente aqui o que achou dessa história e aproveite para conferir as novidades do nosso blog!