Steve Jobs não está mais à frente da administração da gigante Apple, mas algumas de suas decisões ficaram como herança para a empresa. Como o convite feito em 2009 para que Norman Foster criasse o projeto de construção do mais novo – e incrivelmente moderno – escritório da marca nos Estados Unidos.
Foster, como um dos maiores e mais premiados arquitetos do mundo, em comunhão com os conceitos de inovação tecnológica que marcam as atividades da maior empresa de produtos eletrônicos do mundo, desenvolveu o Apple Campus 2, um prédio com estrutura futurística que está sendo construído em uma área de 260 mil m² em Cupertino, na Califórnia.
O escritório tem a forma circular, como a de um estádio de futebol com o centro ao ar livre, e é constituído por 6 km de vidro curvo importado da Alemanha. Entre as propostas inovadoras, o complexo vai ter ciclovias ligadas à rede pública da cidade, um estacionamento equipado para recarregar carros elétricos e a instalação de enormes painéis fotovoltaicos.
A previsão é que a obra fique pronta em 2016 e que sejam investidos mais de 5 bilhões de dólares no projeto. Em se tratando de nomes de peso como a Apple e Norman Foster, não podia se esperar menos.