O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld acumula mais de 250 projetos em seus pouco mais de 40 anos de carreira. Os números podem impressionar, mas o que surpreende mesmo é a excelente qualidade de cada um desses tantos trabalhos. Mesmo com a fartura de obras no portifólio, o nível de exigência do próprio Isay com suas criações não se altera nem se abala. Segundo o próprio, só sai do papel o que tiver potencial para virar uma obra prima da arquitetura. E, pelo que se vê do seu trabalho, essa afirmação é verdade.
Isay tem alma de artista. Cresceu em uma família que inspirava e incentivava seu lado criativo e achou na arquitetura um meio de desenvolver seus dons artísticos em uma carreira promissora. E acertou em cheio. Os projetos dele, além de terem gerado enorme reconhecimento e sucesso profissional, carregam em si a marca forte do arquiteto, que consegue expressar e imprimir esse lado artístico em cada um de seus trabalhos. Por isso, eles são tão singulares e especiais.
Por essas e outras, o arquiteto é o queridinho de nomes de peso como Rogério Fasano, que faz questão de chamá-lo para desenhar seus luxuosos hotéis e restaurantes, e de grandes marcas como Havaianas e McDonald’s. E ele não para por aí: além de obras residenciais e corporativas ele também produz curtas, desenha mobílias e objetos de arte e de decoração.
Ele diz que vê a arquitetura como um conjunto de conceitos e ideias e que, por isso, sua inspiração para criar vem de fontes diversas: da música, da arte, da gastronomia, da literatura, e de tudo o que transmite beleza.
Dá para entender, portanto, porque os resultados de seus trabalhos são tão admiráveis: porque beleza inspira beleza!