Frank Gehry, autor das nossas incríveis Poltronas e Banquetas Wiggle, tem a criatividade e a ousadia como pilares de seu trabalho. Isso já fica bem claro quando se olha para essas duas peças – de design inusitado e feitas de papelão reciclado – mas a produção do designer e arquiteto canadense vai mais além.
Convidado pela Fundação Cultural Louis Vuitton ele desenhou uma estrutura em meios aos jardins de Bois de Boulogne, nos arredores de Paris, para abrigar galerias de arte e auditórios para eventos artísticos e culturais. Mais uma vez, o espírito inventivo do criador fica visível na obra.
O que mais chama atenção é que Frank conseguiu, com sensibilidade e talento, erguer um prédio de aço e vidros em meio à uma vasta área verde, e não causar ruído na paisagem. A estrutura consegue ser grandiosa mas, ao mesmo tempo, transmitir leveza e se integrar ao ambiente.
O arquiteto explica que a utilização dos vidros e aço curvos proporcionam um reflexo das imagens ao redor, o que faz com que o complexo reproduza e amplifique a natureza que o circunda. Além disso, os vidros permitem que, do interior, as pessoas possam admirar também a paisagem de fora. Assim, paisagem e prédio se confundem e se integram de forma harmônica.