Cada vez mais projetos são desenvolvidos com o objetivo de promover o uso de fontes de energia natural a fim de reduzir danos ao meio ambiente. E uma das formas que mais é disseminada hoje em dia é a de painéis que captam a energia gerada pela luz solar. Mas, isso não vem de hoje.
Já nos anos 70, um projeto em Odeillo, no Sul da França, inovou e desenvolveu uma “fornalha” abastecida pela luz solar, que ainda hoje é a maior em funcionamento no mundo. A fornalha faz uso de um grande refletor parabólico, que concentra, em uma pequena área, os raios de sol redirecionados por 63 espelhos planos individuais. Um processo mecânico que permite gerar um aquecimento de aproximadamente 3.500 graus celsius na fornalha. E isso, sem o uso de qualquer artefato ou química prejudicial ao ambiente.
O “forno solar” de Odeillo é usado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da região, para o estudo de sistemas de fluidos de transferência de calor, conversores de energia e do comportamento de materiais em altas temperaturas.
É a ciência em favor da natureza. E de todos nós!