Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

O design do escritório pode promover os valores corporativos? (Parte 2)

Publicado em 19 de novembro de 2020

Foto 00 5 1230x540

Como um design humanizado influenciou na maneira do Mass Design Group pensar em soluções para seus clientesFoto 00 5 300x200

Texto original – Herman Miller

Na primeira parte desse estudo de caso, mostramos como as transformações no escritório do escritório de arquitetura Mass Design Group possibilitaram mais colaboração e identificação com a companhia entre os funcionários. Agora, você confere como essas alterações impactaram, também, na concepção de soluções que o grupo oferece aos clientes. Confira:

O arquiteto do MASS, Chris Scovel, não percebeu o quão transformador foi a reformulação do Living Office, e o valor que um espaço que reflete a marca da empresa pode ter, até que o escritório o ajudou a demonstrar o valor de um bom design thinking para um cliente.

O Boston Health Care for the Homeless Program (BHCHP) zela pelos homens, pelas mulheres e pelas crianças mais vulneráveis desta cidade americana. A sede da organização está localizada no epicentro da crise de entorpecentes da cidade, uma área que o BHCHP e outros provedores locais de serviços de reabilitação chamam de “Estrada de Recuperação”.

O BHCHP recentemente expandiu o seu edifício para abrigar sua maior clínica de pronto atendimento, uma farmácia, um consultório odontológico, um posto de atendimento médico 24 horas e escritórios administrativos. Aqui, a organização oferece cuidados médicos de qualidade superior, mas também trata seus pacientes com dignidade e compaixão.

Dignidade é uma palavra que Chris usa muito ao trabalhar com clientes como o BHCHP. “Muitas vezes eu me sento com potenciais clientes que não estão convencidos de que a arquitetura e os designers representam um meio necessário para concretizar a sua missão”, explica. “Dignidade é o lugar onde a linguagem do design se sobrepõe à missão de uma organização.”

O arquiteto usou o design para promover a missão do BHCHP quando ajudou a organização a criar um escritório para o seu departamento de finanças. O grupo estava se mudando para um espaço de 465 metros quadrados, a uma quadra ao sul de sua sede.

Para o BHCHP, o objetivo era projetar um ambiente onde as pessoas se sentissem valorizadas, o que ajudaria a atender melhor a população de desabrigados. Para desafiar a percepção de que a melhor solução é a mais padronizada (imagine fileiras de cubículos com divisórias altas), Chris apresentou o Living Office ao BHCHP.Foto 01 4 300x200“Falei sobre criar um escritório voltado à atividade e à produtividade, e criar ambientes variados que seriam adequados para os tipos de interações que acontecem ao longo do dia”, diz Chris. “Criamos um escritório com uma variedade de espaços – escritórios privados, estações de trabalho com divisórias mais baixas para que as pessoas possam se conectar e mesas compartilhadas onde as pessoas podem se chegar e trabalhar por algumas horas.”

É um local de trabalho que não é diferente do escritório do MASS, onde Chris levou a equipe BHCHP em uma visita guiada para ajudá-los a entender o tipo de impacto que o design pode ter. “Esse foi o momento em que eles perceberam como é fácil trabalhar e interagir quando o ambiente é projetado tendo as pessoas em mente”, relembra o arquiteto. “E isso aconteceu não por causa do jargão utilizado ou das ideias intimidantes dos designers de alto nível, mas porque tornou tudo real para eles”.

Agora, a equipe de finanças do BHCHP possui diferentes tipos de configurações que os ajudam a se conectar, provocar debates e obter respostas para questões que estão atrasando o seu trabalho — formas básicas de comunicação que não surgiam naturalmente em seu antigo escritório.

À sombra de um mural que retrata o presidente e fundador do BHCHP, o Dr. James O’Connell, se dirigindo a um paciente nas ruas de Boston, os funcionários são constantemente lembrados de seu propósito, e estão melhor equipados para trabalhar juntos a fim de alcançá-lo.Foto 02 4 300x127Foto 03 4 300x127Foto 04 2 300x200Orgulho do lugar

Como arquitetos e pesquisadores, a equipe do MASS sempre estará interessada em como o local de trabalho molda o comportamento. O Living Office torna mais fácil para organizações de todos os tipos estudar e compreender continuamente como, por que e onde o trabalho é feito, para que elas possam criar locais de trabalho onde as pessoas e os negócios tenham sucesso.

Para o grupo, isso significa que eles estão mantendo um ambiente de trabalho que é um tributo convincente ao importante trabalho que estão fazendo em todo o mundo.

“Uma das primeiras coisas que faço quando encontro um apoiador ou cliente potencial é dizer:” Por que você não vem ao nosso escritório e conhece nossa equipe?”, comenta Michael. “Um dos motivos é o nosso etos e ver como nos organizamos. Você pode conhecer a equipe incrível que está fazendo um trabalho incrível.”

Aqui se encerra o estudo de caso do MASS Design Group. Ficou claro como um design humanizado pode ir muito além dos efeitos estéticos no ambiente corporativo? Fique por dentro das novidades do nosso blog e sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas nos comentários abaixo!

Posts relacionados

Entre em contato