Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Inspiração na engenharia: conheça a história por trás do design da cadeira Sayl

Pontes suspensas e veleiros serviram de inspiração para Yves Béhar criar a multipremiada cadeira Sayl, da Herman Miller

Foto 00 5 300x225

As pontes suspensas são fascinantes soluções de engenharia por oferecer mais com o mínimo de material. O cartão-postal clássico deste tipo de ponte é a monumental Golden Gate Bridge, de 1937, que liga a cidade de São Francisco ao condado de Marin County nos Estados Unidos. A estrutura e desenho, assinados por Irving Morrow, Joseph Strauss e Charles Ellis, tem quase três mil metros de comprimento e tráfego de mais 110 mil veículos por dia.

Assim como muitos que passam por lá, o designer suíço Yves Béhar ficou intrigado com a ponte californiana. Todo o encanto o levou a se preguntar se os princípios da engenharia dela poderiam ser aplicados a uma cadeira de trabalho.

E esse foi o ponto de partida para a criação da cadeira de trabalho Sayl, encomendada pela Herman Miller e distribuída no Brasil pela Novo Ambiente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Foto 01 6 300x225

Em forma de “Y”, a torre é o leve suporte do encosto de malha elástica, com fios que variam em espessura e tensão, para proporcionar um maior apoio nas áreas de transição ao longo da coluna.

Já seu nome remete aos veleiros (sail é velejar em inglês) que navegam abaixo das pontes, o que também influenciou no design do encosto em Y.

A cadeira conta com diversos materiais recicláveis em sua composição e o fato de não ter componentes em PVC é uma vantagem, já que é um material que leva muito tempo para se decompor.

Além da variada de paleta de cores e opções estofadas, garante um suporte ergonômico para pessoas com até 159 kg. A cadeira está disponível para encomenda na Novo Ambiente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Já conhecia a inspiração do design da cadeira Sayl? Conte para nós o que achou dessa história e fique ligado nas novidades do Blog da Novo Ambiente!