Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

A ponte de Leonardo Da Vinci

Publicado em 12 de fevereiro de 2014

NA Goldenhom Blog1

NA_goldenhom_blog1

Muitos projetos arquitetônicos levam vários anos sendo estudados e viabilizados até sair do papel. Pois este levou quase 500. A ponte Golden Horn, mais conhecida como a “monalisa das pontes”, é um caso especial de obra urbana, em muitos sentidos. Primeiro por ter sido desenhada por, ninguém menos, que o artista Leonardo Da Vinci, que além de pintor exímio, ainda se aventurava pelos universos da escultura, da matemática, do design, e, como se vê, da arquitetura.

Na época em que projetou a ponte, Da Vinci tinha a ideia de erguê-la ligando uma margem à outra da enseada de Golden Horn, em Istanbul. Mas a proposta foi recusada pelo então sultão Bajazet II, que não acreditou ser possível construir uma estrutura com aquela complexidade. E, possivelmente, não era mesmo. O artista italiano estava, sem dúvida, à frente de seu tempo em tudo o que fazia.

NA_goldenhom_blog3NA_goldenhom_blog5

NA_goldenhom_blog4

Mas graças aos avanços das técnicas de engenharia e construção e ao arquiteto norueguês Vebjørn Sand, que resgatou o projeto, hoje a Golden Horn pode ser vista, tocada e caminhada por quem passar pelos arredores da cidade de Aas Township, na Noruega.

Ela é hoje a única obra arquitetônica de Leonardo Da Vinci jamais construída – com pequenas modificações estruturais e uma nova localização, mas com a beleza original que faz jus ao criador.

 

Posts relacionados

Entre em contato