NOVO AMBIENTE apresenta “Coleção Poesia” assinada por Juliana Pippi
Durante a Semana de Design de São Paulo 2023, a arquiteta catarinense lança sua primeira
coleção de mobiliário com exclusividade no showroom
Fundado em 1980, o Grupo Novo Ambiente é uma das mais conceituadas e sólidas empresas brasileiras no mercado de mobiliário residencial e corporativo. Referência em mobiliário contemporâneo, o grupo trabalha com designers consagrados no país e no exterior, e está sempre atento às últimas tendências.
No próximo dia 11 de março, durante a DW! 12a Semana de Design de São Paulo, o showroom Novo Ambiente de São Paulo, apresenta com exclusividade o lançamento da Coleção Poesia, a primeira produção de mobiliário assinada pela arquiteta catarinense Juliana Pippi. Os produtos serão comercializados pela NOVO AMBIENTE em São Paulo e no Rio de Janeiro
“Poesia” é uma homenagem às mulheres da literatura brasileira pelas quais a profissional possui profunda admiração. Cinco escritoras inspiraram a criação das tipologia dos móveis, tanto no hábito de leitura quanto na composição dos versos das escritoras. A cadência harmoniosa de palavras e imagens desdobra cinco linhas distintas para esses momentos introspetivos.
O textual – a métrica de um verso – marcado por ritmo e rima diferencia os contornos do mobiliário, os materiais empregados e as linhas que se cruzam ora em ripas ovais e arredondadas, paralelas, oras ortogonais. A coleção “Poesia” traz a essência da escrita em cinco versões: Alice (Ruiz), Cecília ( Meireles), Cora (Coralina), Hilda (Hilst) e Clarice Lispector.
Versos e formas
Desenhada para ser usada como peça central no quarto ou próxima à parede, a cama da linha Alice é autoportante. Estruturada em ripas ovais verticais que imprimem leveza ao painel da cabeceira, a base e os pés de apoio seguem na mesma direção curvilínea. Mesas laterais de cabeceira, cômoda, rack e escrivaninha completam o cenário.
Cecília dá nome à estante de traço fluido e editável nas medidas e acabamentos das prateleiras. O Bar da série Cora apropria-se do lúdico como a poesia literária. O minimalismo simplifica a forma dos espelhos e cabideiros do acervo Hilda, com marcante rigor poético.
A linha Clarice, escritora referência no modernismo, propõe volumes mais fechados em uma relação direta com a arquitetura com suas portas e gavetas em treliça.
Das matérias-primas selecionadas pelas arquiteta, as ripas e estruturas aparentes são em madeira maciça tauari natural, as gavetas revestidas em lâmina de carvalho natural ou fresno pele. No interior do mobiliário, uma camada de pintura em laca fosca da nova cor “Pétala” – batizada por Juliana – complementa o acabamento em todos os ângulos e perspetivas.
Eleita pelo World Design Rankings como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e design, Juliana Pippi atua no mercado nacional e global com projetos de interiores, o desenvolvimento de coleções e direção criativa. Seu escritório está presente em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).