Criar um objeto de design, seja ele uma mesa, um item de decoração, um modelo de janela para determinado estilo arquitetônico ou mesmo uma logo, significa se lançar ao desafio de agradar ao gosto de um público consumidor ou apreciador que pode amar ou se sentir estranho àquele objeto. É impossível agradar à todos e ir de encontro às necessidades de todos e, por isso mesmo, a produção criativa é sempre um trabalho instigante e que requer dedicação.
E mais ainda quando se trata de desafios ainda mais específicos, como o proposto à agência Al Borde Arquitectos, que foi convidada à desenvolver um modelo de cadeira ideal para compor a campanha “Cartas de Mulheres”, da UN Women – uma organização que trata dos direitos das mulheres em nível mundial. A ideia era que eles criassem um modelo de cadeira que englobasse o espírito da campanha – atentar para as singularidades e valores da mulher nas sociedades – e que fosse, é claro, confortável para cumprir seu propósito: servir de assento para que as dezenas de mulheres participantes do projeto se acomodassem e escrevessem suas cartas.
A solução: os designers criaram uma série de cadeiras a partir de modelos diversos já existentes – altas, baixas, curvas, inclinadas, macias, firmes, com encosto ou sem – reformando e acoplando apoiadores como os das antigas cadeiras de escola, para que cada uma das cadeiras fosse tão única como as mulheres que se sentariam nelas e contariam suas histórias.
Brilhante!