Com o objetivo de levar a diversidade do nosso país para a Expo Milan 2015, o Brasil contratou o Estúdio Arthur Casas e o Atelier Marko Brajovic para representar e transmitir seus valores no design de seu pavilhão durante o evento na Itália. O tema da Expo deste ano será “Alimentar o mundo em soluções” e o objetivo do Brasil é destacar os valores do país e suas aspirações no setor agrícola através da arquitetura do seu pavilhão. O espaço pretende ser um local de integração entre os visitantes, proporcionado pela estruturação do ambiente, sobretudo pela praça pública projetada para a região central do complexo.
A construção transmite a ideia de superação de limites: a natureza terrosa e porosa moldada pelo ferro será totalmente aberta, com nichos para os visitantes se sentarem e socializarem. Um sistema de rampas vai criar uma ligação suave entre o exterior e o interior da estrutura, o que reflete o modernismo tradicional da arquitetura brasileira.
Ditada por quatro temas-chave: sabedoria natural, império de cores, poder humano e fusão criativa, a exposição vai destacar o passado do Brasil , seu exuberante presente e um olhar otimista para o futuro. Os espaços de exposição, assim como uma loja pop -up, um restaurante, um café e bar, estarão localizados na parte de trás do pavilhão e serão interligados por um átrio para maximizar a luz natural.
A estrutura está sendo construída em uma área de 4.133 metros quadrados e a previsão para o término das obras é 30 de abril deste ano.