Entre o sonho radical de largar tudo e ir viver acampando pelo mundo e a solidez de comprar uma casa e se fixar num ponto do planeta, existe todo um universo de possibilidades. Pelo menos agora, existe. E ele se chama ÁPH8O, projeto desenvolvido pela empresa de arquitetura espanhola Ábaton, que constrói casas que seguem o dono pra onde ele for. Se for assim a sua vontade.
As casas projetadas pelos arquitetos espanhóis são planejadas para prover o básico necessário para duas pessoas viverem bem e, acredite, com conforto. A grande diferença é que esses imóveis são, na verdade, móveis. São estruturas pré-fabricadas e transportáveis, feitas de madeira ecológica e revestidas por placas de compensado.
Os 27m² da casa são suficientes para, com um bom planejamento, abrigarem uma sala, cozinha, quarto e banheiro. E, apesar da solidez do mono-bloco que forma a estrutura, a fachada frontal da casa nômade se abrem quase que completamente para a área externa, com extensas portas de vidro que geram a sensação de amplitude e conexão com o mundo lá fora.
Nos tempos modernos, talvez essa seja a solução para a vida de muita gente, que vive entre o desejo de se fixar e o de sair por aí sem data para voltar.