NILDO JOSÉ
A Casa Olaria NJ+ da CasaCor SP é uma homenagem do escritório Nildo José ( NJ+ arquitetos) à cerâmica brasileira que destaca, em uma residência completa de 200 m² (125m² de casa e 75m² de jardim), a herança das antigas olarias do país e a importância do trabalho artesanal na arquitetura.
Entre as peças selecionadas por Nildo para compor o ambiente da foto, da Novo ambiente veio a poltrona Bernard , assinada pelo designer Shane Schneck para a dinamarquesa Hay Design, que agora faz parte do portfólio da Herman Miller Brasil. Ela tem estrutura de madeira maciça (de carvalho ou faia) e vem com uma capa removível em couro (como na foto, em tom terracota) ou lona, com função de assento.
Fotos: Denilson Machado
BC ARQUITETOS
A 33ª CasaCor SP 2021 abre ao público amanhã renovada, com 56 ambientes em um endereço inédito, e a Novo Ambiente marca presença em vários deles.
Reconhecido por seus projetos autênticos que seguem traços limpos e atemporais, onde obras de arte e peças de design ganham destaque na decoração, o escritório BC Arquitetos , comandado por Bruno Carvalho e Camila Avelar, participa da CASACOR SP 2021 com o projeto Casa Alva – uma espécie de caixa monocromática repleta de recortes, curvas e texturas, que primam pela conexão com a natureza através da presença de elementos como água, vento, fogo e luz.
O sofá modular Oslo, criação de Giorgio Buonaguro, está disponível em diversos tamanhos e configurações.
Já a icônica poltrona Zeca foi desenhada no início da década de 60 por José Zanine Caldas e reeditada em 2017, mantendo as características originais, em madeira maciça. O nome é o apelido de infância do designer.
Produção: Aldi Flosi
Fotos: Denilson Machado
MELINA ROMANO
Assinada pelo Studio Melina Romano na CASACOR São Paulo , a Casa Alma traz como conceito instigar as diferentes percepções e sentimentos dos visitantes em cada ambiente. Confira nas fotos a suíte da casa, batizada de Well-Being, ambientada com duas importantes peças de mobiliário assinado, fornecidas pela Novo Ambiente.
De proporções generosas, extremamente confortável e com visual inspirado no tradicional leque japonês, a poltrona Uchiwa é uma criação do estúdio londrino para a dinamarquesa – que agora faz parte do portfólio da Herman Miller Brasil.
Já a mesa lateral Porto, desenhada pelo Estudio Rain, tem uma base robusta e design inspirado no peso e na escala dos elementos de ancoragem.
A poltrona Zeca desenhada no início da década de 1960 por José Zanine Caldas, a poltrona Zeca (seu apelido de infância) traz algumas das marcas inconfundíveis do trabalho do mestre da madeira. Em 2017, o móvel, fabricado em madeira maciça, ganhou uma nova edição e acaba de ser escolhido pelo Studio Melina Romano para compor o estar da Casa Alma.
Produção: Aldi Flosi
Fotos: Denilson Machado
STUDIO RO+CA
Os arquitetos Carlos Carvalho, Rodrigo Beze e Caio Carvalho, do studioro+ca , criaram na CasaCor SP a Casa Égide (que significa abrigo, amparo e proteção), um espaço 80 metros quadrados pensado para ser o anexo de uma casa principal. Com formato em U, a construção se volta para um pátio interno com jardim que, além reforçar a sensação de acolhimento, propõe uma conexão direta do morar com a natureza.
Na ambientação do quarto se destaca a poltrona Cuca, de espaldar alto, peça ícone do mestre Zanine Caldas, fornecida pela Novo Ambiente. Repare como o estofamento em tom mostarda faz um interessante contraponto à paleta de cores sóbrias predominante no projeto, como o preto, os tons amadeirados e o areia. A peça é uma criação da década de 1950 que foi reeditada em 2016 e seu nome é uma homenagem à filha (Cuca) do designer.
Fotos: Denilson Machado
ANDREZZA ALENCAR
A designer de interiores Andrezza Alencar estreia na Casa Cor ,com o Estúdio Raiz, um espaço de 55m2 que prioriza a multifuncionalidade, com ambientes integrados e diferentes usos – trabalhar, relaxar, entreter e estudar, como pede o “novo normal”.
A Novo Ambiente marca presença na sala de jantar com adega através da luminária pendente Meshmatics Chandelier (assinada pelo designer Rick Tegellaar para a holandesa Moooi), que se impõe no espaço de forma delicada e escultórica. Repare como a peça foi projetada para se parecer com uma rede de pesca invertida. Uma combinação de fios de latão e aço que se entrelaçam de forma sofisticada cria um surpreendente efeito de malha que gera um brilho surprendente em qualquer ambiente.
Fotos: Evelyn Muller
GREGORY COPELLO
A arquiteto baiano Gregory Copello estreia na Casa Cor São Pualo com o Quarto Noah, que significa um lugar cheio de paz, que espalha os bons sentimentos. O projeto – que propõe uma conexão com a ancestralidade ligada à “casa original” – faz uso de tons terrosos e elementos naturais, como fibras, pedras, madeiras e acabamentos únicos e artesanais – para criar um espaço contemporâneo, rústico e relaxamente, ao mesmo tempo.
Da Novo Ambiente vieram a poltrona Arco(do Estudio Rain), além de duas criações do designer Bruno de Carvalho: as esferas Selfish (conjunto de 7 esculturas de dimensões variadas que podem ser usadas como instalações de parede ou cabideiros) e a mesa de apoio Disco, com tampo redondo em cortiça natural e base pintada de branco (disponível também em latão polido e cortiça preta).
Fotos: Denilson Machado
KIKA TIENGO
Em sua estreia na Casa Cor SP, a arquiteta Kika Tiengo apresenta o Hall Abluo (“abluo” significa limpeza, purificação), um espaço que antes servia apenas de passagem e ganhou protagonismo com a pandemia. Afinal, é no hall que lavamos as mãos, tiramos os sapatos, deixamos o mundo para trás e entramos em nossos ninhos.
No décor, a combinação do verde, rosa e tons terrosos trouxe uma atmosfera de pureza. Da Novo Ambiente, veio o banco Rosa Maria, assinado por Bruno de Carvalho, com pernas alongadas em inox que equilibram o assento de três lugares em freijó, vestido em couro soleta natural.
TRÉS ARQUITETURA
Este ano as arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, da Très Arquitetura, assinam na Casa Cor SP o espaço “Aconchegos Portinari”, uma casa de 200m2 com ambientes neutros e fluidos que tem o aconchego como conceito principal. Com uma paleta clara e suave e mobiliário de traços leves, o projeto traz referências de uma atmosfera minimalista, deixando em evidência peças importantes de design assinado.
É o caso da poltrona Quadrada (com encosto em palhinha, ambientada no quarto) e o carrinho de chá Locomotivo (em destaque no living, à frente da impactante tapeçaria), ambos assinados pelo designer Bruno de Carvalho e fornecidos pela Novo Ambiente.
PEDRO LUIZ DE MARQUI
A luminária de mesa Bird é uma criação do designer Bernhard Osann para a NemoLighting. Seu visual slim, em forma de braço, conta com uma fonte de luz de LED embutida no topo da própria estrutura, uma haste intermediária que serve de apoio ao conjunto e uma base de latão que funciona como contrapeso, permitindo que a peça oscile ou gire em seu próprio eixo, retornando à posição original. Repare como ela conferiu ainda mais bossa à bancada do banheiro do Estúdio Liberdade assinado pelo jovem arquiteto Pedro Luiz De Marqui em sua estreia na CasaCor SP. Foto: @renatonavarrofotografia.
IN TOWN
Com 120m2, o Loft do Colecionador projetado pelos arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz da InTown Arquitetura na Casa Cor São Paulo tem espaços totalmente integrados que estimulam o convívio familiar e entre amigos, decorados com arte da melhor qualidade. Da Novo Ambiente, veio o sofá modular Lonzo, assinado por Jayme Bernardo, com base metálica em chapa de aço carbono pintado, disponível com estofamento em tecido ou couro.
Fotos: MCA Estúdio
No banheiro do Loft do Colecionador tem espaço para mobiliário brasileiro de design assinado. Fornecido pela Novo Ambiente, o banco Long é uma criação do designer Zanini de Zanini com assento robusto, em madeira maciça, que adquire leveza graças aos pés em chapas de metal. Indicado também para divisão de living, apoio no pé da cama e ambientação de hall de entrada.