Nem todo projeto de arquitetura e design chama atenção pela beleza das linhas e curvas, pelo visual agradável ou pela estética elaborada. Alguns priorizam outros pontos. E este é o caso dos protótipos de casas modulares projetados pela Garrison Architects, do Brooklyn, Nova York, pensados como moradias temporárias em casos de desastres naturais.
Os módulos, que podem ser montados quase que como legos – pela facilidade e rapidez com que suas partes podem ser unidas – foram desenhados para poderem ser alocados em qualquer superfície, sem a necessidade de nenhuma estrutura pré-existente no local. Foram feitas, exatamente, para serem usadas na ausência de estruturas.
Segundo os próprios desenvolvedores do projeto, a beleza dessas unidades está, justamente, na capacidade que têm de se adaptar à diferentes condições e, consequentemente, servir pessoas em necessidade e sem alternativas.
As casas temporárias podem ser construídas em torno de 15 horas, e foram desenhadas com diferentes layouts, de 1, 2 e 3 quartos. A princípio, elas serão oferecidas à pessoas que poderão usá-las por um período de 5 dias, no sentido de testar a qualidade de suas estruturas.
Bom seria se ficassem só em fase de teste mesmo. Ainda que a ideia seja brilhante em caso de acidentes reais.