Como planejar um ambiente corporativo adaptado às necessidades dos colaboradores?
Cenário de trabalho planejado para uma equipe de seis a oito pessoas que realizam atividades colaborativas em cocriação
Texto original de Mindy Koschmann e Joseph White / Ilustrações por Mike Stuk – Herman Miller
Uma pesquisa recente identificou que 73 por cento dos entrevistados concordaram que suas organizações teriam mais sucesso se os funcionários pudessem trabalhar de forma mais flexível e colaborativa. Outros 56 por cento afirmaram que o aprimoramento da colaboração teria maior impacto na lucratividade. Por quê? Porque existe um poder incrível no ato de unir as pessoas.
Trabalhando juntas pessoas de todo o mundo alcançaram de tudo, desde criar formas de voar até descobrir DNA e curar doenças. Os líderes empresariais mais bem-sucedidos reconhecem o poder de indivíduos engajados para impulsionar a organização e sempre desejam prepará-los para resolver problemas. A chave para despertar esse tipo de criatividade não é apenas encontrar profissionais de alto desempenho – é dar às pessoas um local de trabalho que permite que todos façam o seu melhor.
Eventos corporativos ajudam a aproximar as pessoas e entregam as ferramentas de que precisam para criar e compartilhar ideias com eficiência – estejam elas a metros ou quilômetros de distância. Para isso, as equipes precisam ter um lugar para se reunir e se envolver em seu trabalho.
No entanto, uma sala de conferências típica, que muitas vezes é o único espaço dedicado para reuniões, não é necessariamente projetada para esses tipos de atividades criativas. Um espaço específico para cocriação oferece flexibilidade para diferentes tipos de equipes fazerem diferentes tipos de trabalho – por algumas horas, dias ou semanas de cada vez.
É equipado com móveis e ferramentas que funcionam holisticamente dentro do ambiente para ajudar a conduzir uma experiência elevada de colaboração e estimular a criatividade. Nessa série, abordamos três configurações de escritório desenhadas para auxiliar atividades de trabalho distintas para pessoas e organizações específicas – você pode conferir o primeiro e o segundo post dessa série clicando nos hyperlinks.
Nesta terceira e última sugestão de cenário abaixo exemplificamos uma configuração de escritório para seis a oito pessoas, ideal para atividades criativas em grupo e resolução de problemas. Confira:
- Favoreça o uso da tecnologia
Essa sugestão de espaço foi desenvolvida para que as pessoas se envolvam facilmente com as ferramentas digitais e analógicas de uso compartilhado dispostas em todo o ambiente. Uma série de trilhos montados na parede permite a organização de itens pessoais e conteúdo de trabalho, economizando espaço para circulação.
- Promova a flexibilidade
Quadros brancos e painéis com rodízios podem ser movidos facilmente pela sala ou para outras partes do escritório após o término de uma sessão de trabalho.
- Dê suporte à colaboração
Mesas e bancadas suspensas incentivam todos a contribuir, tornando confortável a transição entre trabalhar na mesa e desenhar nos quadros brancos. As pessoas podem fazer isso sem interromper o fluxo criativo ou elevar-se umas sobre as outras e dar a impressão de que estão dominando o grupo.
- Otimize as linhas de visão
Pequenas mesas circulares ajudam otimizar as linhas de visão entre as pessoas na sala com os participantes remotos e o conteúdo, fortalecendo a capacidade de todos se concentrarem e se comunicarem visualmente.
O que achou desses exemplos de cenários? Esse modelo de escritório contribuiria para aumentar a produtividade da sua equipe? Aqui encerramos nossa série ‘Configurações diferentes para diferentes tarefas’. Mas fique ligado nas novidades em nosso blog e deixe seu comentário aqui!