Confira um estudo de caso da Gensler, em San Diego, Califórnia – EUA
Mesas de tampo alto encorajam um bate-papo espontâneo e uma base para uma revisão rápida do trabalho.
Texto original – Herman Miller
Um escritório na cobertura de um edifício com vista para a baía de San Diego pode impressionar os clientes. Mas não se isto significa que as pessoas que trabalham lá tenham dificuldade em criar juntas, em projetos que envolvam criatividade.
Por mais de uma década, os colaboradores da Gensler estavam espalhados pelos andares superiores de uma torre de escritórios no centro de San Diego. “O desafio de estarmos lá em cima era que estávamos desconectados uns dos outros”, diz Scott Peterson, um dos diretores da Gensler. “As pessoas iam trabalhar, e não nos víamos”.
Quando os dois primeiros andares da torre de escritórios ficaram disponíveis para alugar, a equipe da Gensler festejou a oportunidade de se realocar. Era uma chance de realizar mudanças no ambiente de trabalho que se adequariam à forma altamente interativa que a equipe queria trabalhar, divulgar a dedicação da empresa em criar designs transformativos para seus clientes e fortalecer seus laços com a comunidade local.
Ao buscar parceiros para esse redesign, a equipe queria um colaborador que compartilhasse da sua paixão por um desenho com foco no ser humano e que tivesse a convicção de que o bom design pode melhorar o bem estar das pessoas. “As ideias da Herman Miller sobre trabalho e o espaço de trabalho tornaram mais fácil trabalharmos juntos”, diz Peterson.
Testar soluções
A equipe Gensler queria que o novo espaço encorajasse a criatividade e a resolução de problemas, especialmente do tipo que ocorre quando as pessoas se encontram espontaneamente ao se moverem pelo escritório.
Para explorar as possibilidades de como um ambiente de grupo informal poderia parecer no local de trabalho da empresa, a equipe de design criou maquetes que adaptavam o mobiliário da Herman Miller à estética distintamente ousada da empresa.
Além das decisões decorativas, a interação com a Herman Miller ajudou a companhia a ver como diferentes elementos de mobiliário poderiam aumentar o conforto e o desempenho das pessoas em vários ambientes no escritório.
Isso proporcionou à equipe a confiança de que novas peças, como as mesas sit-to-stand, poderiam atender às necessidades cognitivas e físicas das pessoas, respondendo, ao mesmo tempo, às demandas do uso diário em uma vibrante empresa de design.
A Herman também foi vista como uma parceira valiosa, que poderia contribuir com suas iniciativas de sustentabilidade. A equipe almejava obter as certificações LEED Platinum e WELL Gold, e sabia que o mobiliário teria um papel importante nesse processo.
O robusto portfólio de opções ecológicas da marca, juntamente com a pesquisa e certificações que validam tais opções, ajudaram a Gensler a atingir suas metas de sustentabilidade e expressar ainda mais os valores da empresa através do seu ambiente de trabalho.Trazer o exterior para dentro
O novo escritório serve como um atraente outdoor exibindo a capacidade de design da empresa, bem como sua conexão cultural com a comunidade de San Diego. Janelas do chão ao teto permitem que as pessoas sejam vistas da rua. Isso proporciona aos colaboradores uma vista do ensolarado e vibrante mundo lá fora e oferece a quem passa uma visão do tipo de trabalho realizado.
“Como ficamos no térreo, estamos mais visíveis para as pessoas que passam na rua”, diz Michelle Gallegos, Técnica de Design da Gensler. “É uma oportunidade para a comunidade parar, fazer perguntas e descobrir quem somos, o que fazemos e qual é o nosso propósito”.
Quando clientes e outros visitantes entram em nosso espaço, são recebidos por um saguão claro e arejado, ancorado por uma grande escadaria que leva ao primeiro andar. Elementos de design atraentes – um Gensler G em tamanho grande, trabalhos de design em andamento nas paredes, uma tela digital exibindo produtos acabados – reforçam a marca e contam uma história sobre o impressionante portfólio de design da companhia.
Vinhetas de assentos para lounge aconchegantes e longas linhas de mesas com banquetas convidam as pessoas a sentarem e socializarem.O saguão, juntamente com uma sala de conferências adjacente ao espaço principal, é um lugar onde a equipe tem o prazer de recepcionar seus clientes. Eles têm tanto orgulho do espaço que frequentemente convidam membros da comunidade a usá-lo para eventos de angariação de fundos e festividades.
Em outra parte do saguão é possível encontrar com frequência colegas trabalhando juntos ou conversando em uma acolhedora sala de estar, cercada por fotos da equipe e memórias que contam a história da empresa.
Um café espaçoso e central convida as pessoas a ficarem sabendo das novidades enquanto apreciam uma xícara de café, e uma varanda externa permite que todos desfrutem da companhia uns dos outros e do acolhedor sol de San Diego.Encontre o seu foco
Para proporcionar à equipe o espaço necessário para que pudessem se concentrar em tarefas individuais e fazer isso com conforto, a Herman Miller equipou as áreas de trabalho com mesas sit-to-stand. Esses produtos mantêm as pessoas em movimento durante o dia, facilitando a transição entre posturas e tarefas.
“Como designer, a possibilidade de levantar sua mesa e ter uma mesa com tampo alto ali mesmo, ao seu alcance, é um divisor de águas”, diz Gallegos. “Quando alguém vem ao seu encontro, você pode esboçar ideias e olhar esses esboços junto com essa pessoa, confortavelmente”.
Mesas com altura para se trabalhar em pé e com banquetas também incentivam o movimento e ajudam as pessoas a se concentrarem no trabalho por algumas horas ou unir esforços para revisar planos. Esses espaços de trabalho públicos flexíveis são complementados por uma série de salas fechadas e silenciosas que podem ser ocupadas para jornadas de trabalho ou telefonemas privados.
Com acesso a vários novos ambientes, as pessoas parecem ficar mais felizes ao ir ao trabalho todos os dias. “É como um grande respiro de ar fresco”, diz a administradora Ashley Carman. “Foi um alívio absoluto não ter que se preocupar mais sobre onde uma reunião seria feita ou se havia uma sala para trabalhar ou colaborar”.Vivencie seus valores
O novo escritório foi um modo incrivelmente eficaz da empresa compartilhar sua filosofia de design com seus públicos de interesse. “Os clientes podem vir aqui, usar o espaço, ver o que estamos preconizando em primeira mão, algo como ‘Entendo o que vocês estão tentando fazer para nós e aceito isso. Entendo porque isso é tão importante. Gosto desse ambiente. Posso ver a conectividade, a socialização, a colaboração. Vejo as mesas sit-to-stand e como elas facilitam um estilo de vida saudável’”, comenta Michelle.
No final das contas, a Herman Miller ajudou a Gensler a atingir suas metas. “Quando você leva tudo em conta – a pesquisa, a qualidade do produto, a história da organização, como ambos vemos o ambiente de trabalho – tudo isso se soma à revolução de que precisávamos para o nosso escritório”, diz Scott.
O resultado é um ambiente de trabalho que traz vida aos valores da Gensler e que eleva a forma como as pessoas interagem entre elas e com sua comunidade.Consegue notar a importância de um design humanizado para atender e expressar as necessidades e valores da sua empresa? Comente aqui o que achou das soluções encontradas e fique ligado em nosso blog para mais estudos de caso e dicas como essas!