Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Os tijolos mágicos de Wang Shu & Lu Wenyu

Publicado em 9 de junho de 2015

NA 09 06 15 Blog1

NA-09-06-15-blog1

Os chineses Wang Shu & Lu Wenyu, do Amateur Architecture Studio, se destacam no cenário da arquitetura pelas suas posturas em relação ao design: eles valorizam tradição e atemporalidade acima de tudo. Ou quase tudo. Os projetos da dupla e o material que definem para estes são, prioritariamente, escolhidos de acordo com a localidade, o que se produz na região, o que pode ser encontrado em grande quantidade e à baixo custo e o que sobra da produção de outros projetos industriais na localidade. O trabalho deles não produz apenas um resultado físico na arquitetura da região, mas também procura transmitir uma mensagem política de consciência social e ambiental.

NA-09-06-15-blog2

NA-09-06-15-blog3

Seguindo essa linha, um dos materiais mais utilizados por Wang e Lu é o tijolo, sobretudo em seus projetos na China. O tijolo de argila ou barro, por exemplo, pode ser visto em muitas de suas construções, assim como tijolos reaproveitados que, às vezes, são misturados à tijolos novos e criam uma estética que remete à contradição – ou também – à beleza da combinação do moderno e do antigo. Porque para eles, uma casa deve ser construída com humanidade. E é preciso aproximar arquitetura e natureza para dar esse toque humano às construções.

NA-09-06-15-blog4

Um dos grandes exemplos de projetos criado pela dupla é o Ningbo History Museum, erguido com tijolos de argila recuperados da ruína da antiga vila que existia no local onde o projeto se propunha a ser construído. E o resultado é incrível.

Um belo exemplo de como arquitetura e design podem ser sustentáveis e colaborar para um mundo melhor.

Posts relacionados

Entre em contato