O mundo está voltando sua atenção cada vez mais para as questões da sustentabilidade. E os arquitetos e designers também. A preocupação com o meio ambiente e com o uso de energias esgotáveis está fazendo com que esses profissionais dediquem seu tempo e suas ideias ao desenvolvimento de projetos que ofereçam alternativas inteligentes para essas questões.
E a prova disso foram os projetos que surgiram como resultado de uma proposta do governo da Calabria, no sul da Itália, que abriu concurso para que agências de design e escritórios de arquitetura apresentassem soluções para a transformação de uma ponte em desuso em algo proveitoso para a sociedade local – uma vez que demolir a estrutura não estava em cogitação. As propostas foram muitas e todas muito boas.
Um dos destaques do concurso foi o projeto Solar Wind, criado pelo escritório COFFICE Architecttura, que, além de querer transformar a ponte em um local de lazer com uma vista privilegiada da região, também impressionou pela quantidade de aspectos que privilegiam o aproveitamento sustentável do espaço. Eles propuseram que o enorme vão abaixo da estrutura ganhasse painés eólicos, aproveitando a forte corrente de vento que circula pela área, capaz de produzir 36 milhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano. Além disso, metade da pista que ainda poderia ser utilizada por carros, ganharia células fotovoltaicas que produziriam mais de 11 milhões de quilowatts-hora.
Excelente ideia, não é mesmo? Tomara que tenha futuro. Porque nosso futuro depende desses tipos de ideias!