Experimentações e diversas técnicas de produção fizeram parte da trajetória dos designers Charles e Ray Eames. A busca pela peça única – na qual o encosto e o assento não são separados – marcou a jornada da dupla ao longo dos anos. Para isso, Charles e Ray exploraram diversos materiais, como a madeira, a fim de testar qual melhor se adaptaria à ideia de peça única e tridimensional.
Em 1950, através da utilização do plástico, o projeto resultou na cadeira Eames Molded Plastic, se tornando a primeira peça única produzida em larga escala com o material.
Em seguida, novas versões com pequenas adaptações foram desenvolvidas. Um exemplo foi a cadeira de plástico reforçada com fibra de vidro, considerada prejudicial ao meio ambiente. Em 1990, a Herman Miller optou por descontinuar a produção.
Vinte anos depois, procurando soluções mais sustentáveis, a marca relançou a peça em um novo material: o polipropileno sustentável. Após 63 anos de experimentações e exercícios de criação, a Herman Miller lança a primeira peça única de madeira produzida em massa: a Eames Molded Wood Side Chair. A cadeira foi concebida através de tecnologias de verniz em 3D, que fatiam o material em tiras finas como espaguete e as colam novamente, dando a possibilidade dele ser curvado e moldado.
A nova versão deste clássico do Design de cadeiras chega em breve às lojas da Novo Ambiente. Fique de olho em nosso site e aguarde as novidades!