Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Showing all 4 results

Franco Albini

Franco Albini estudou arquitetura na escola politécnica de Milão, onde obteve seu diploma em 1929. Ainda estudante, Albini ajudou Gio Ponti em seu estúdio. A influência de Ponti se torna óbvia nos primeiros desenhos de Franco Albini no estilo Art déco.

Em 1930, Franco Albini abriu seu próprio estúdio para design e decoração de interiores. Após a guerra, Franco Albini também trabalhou como arquiteto. Em 1930, Franco Albini participou da Trienal de Monza, onde mostrou seus projetos de móveis. Na Trienal de Milão de 1936, Franco Albini apresentou projetos progressivos para um layout racional de salas pequenas, chamado “estrofe por um uomo” (sala de um homem).

Albini projetou uma pequena sala, na qual cada elemento desempenha uma ou mais funções: uma mesa é integrada a um sistema de prateleiras, a escada que leva à cama do sotão também funciona como um suporte de roupas, e a própria cama é uma divisória para a sala . Em 1941, Franco Albini projetou um rádio transparente (no entanto, nunca foi produzido).

Os projetos mais populares de Franco Albini foram feitos na década de 1950. Os mais famosos foram seus projetos de prateleiras e cadeiras, produzidos por Cassina e especialmente por Poggi. As prateleiras são fáceis de desmontar e podem ser expandidas sem restrições. As prateleiras não têm placa traseira, pois são presas entre o chão e o teto ou suspensas no teto por correntes de metal. Essa construção funciona como uma partição de ambiente transparente. Em 1951, Franco Albini criou sua cadeira de vime “Margherita”.

Desde 1952, a designer e arquiteta Franca Helg foi parceira comercial de Franco Albini; ela desempenhou um papel crucial em vários designs da Albini. Como arquiteto, Franco Albini construiu conjuntos habitacionais em Milão e, em 1957, projetou o edifício da loja de departamentos La Rinascente, em Roma. Juntamente com Franca Helg e Bob Noorda, Franco Albini também projetou estações de metrô em Milão. De 1963 a 1977, Franco Albini ensinou na escola politécnica de Milão. Ele morreu em 1977

Ver tudo Esconder

Produtos do designer

Entre em contato