Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

O futuro das casas nômades

Publicado em 17 de novembro de 2015

NA 17 11 15 FBLOG2

O mundo está cada vez mais dinâmico e a mobilidade é um dos conceitos que mais refletem as necessidades das sociedades atuais. Até as casas já ganharam mobilidade: hoje em dia, muitas pessoas já aderiram a moradias sobre rodas, o que possibilita uma vida mais flexível, nômade e sem amarras físicas, além dos que preferem nem se apegar à uma casa: vivem no deslocamento, direcionados pela fluxo de trabalho e oportunidades. Trailers, barcos, casas sobre rodas e até containers se transformam em lares completos pelas mãos de criativos designers e arquitetos. E cada vez mais pessoas adotam esse estilo de vida.

NA-17-11-15-FBLOG2

É natural, portanto, que a cidade também se adapte à esse novo conceito de moradia móvel. Ou, pelo menos, que se comece a pensar e criar planos para permitir que nossas cidades possam integrar essa nova ideia de habitação.

E foi pensando nisso que os Arquitetos Associados desenvolveram um projeto de planejamento urbano no qual suportes metálicos espalhados pela cidade são capazes de abrigar casas nômades temporariamente. Além da plataforma física, o plano também prevê toda uma rede sustentável para melhorar a integração geral da área: a estrutura é conectada a redes de transporte público e a sistemas de produção de energia, de reuso de água e de tratamento e reciclagem de resíduos.

NA-17-11-15-FBLOG3

NA-17-11-15-FBLOG4

NA-17-11-15-FBLOG1

Segundo os arquitetos, esse modelo pode ser replicado e implementado em diferentes áreas das metrópoles, permitindo que os moradores mudem de endereço com facilidade a fim de reduzir os deslocamentos diários. “O projeto faz um contraponto aos condomínios e moradias unifamiliares e antiurbanas, que criam espaços de segregação e estimulam o uso do carro.”

Posts relacionados

Entre em contato