Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Travessia cheia de estilo

Publicado em 4 de agosto de 2014

NA Segunda Blog1

Pontes são, basicamente, construções planejadas para permitir a travessia de pedestres e veículos de uma margem à outra de uma estrada, rio, canal ou obstáculo do gênero. Mas, algumas pontes podem, sim, ir muito além dessa função e, de simples meios de circulação, passarem a receber o status de obras de arte. E não é por menos: certos projetos são verdadeiros marcos no campo da arquitetura.

Conheça algumas das mais incríveis pontes construídas ao redor do mundo!

The Gateshead Millennium Bridge, England

NA_segunda_blog1

NA_segunda_blog2

Foi inaugurada pela rainha em 2002 e encontra-se na cidade de Newcastle, atravessando o rio Tyne. A Ponte do Milênio Gateshead é uma das poucas pontes do mundo que se inclina. Quando posicionada de uma maneira, ela configura uma ponte pedonal normal, permitindo que pedestres atravessem de um lado para o outro. Quando inclinada para o outro lado, permite que barcos e navios passem por baixo. A ponte já ganhou vários prêmios de arquitetura por seu design e é chamada de “Ponte do olho piscando”!

Chengyang Bridge, China

NA_segunda_blog3

Apelidada de “Ponte do vento e da chuva” e localizada entre os campos de arroz e as montanhas, esta ponte fica na província de Guangxi, na China. Construída em 1916 pelo povo Dong, uma minoria étnica na China, a ponte tem cinco estruturas separadas em pavilhões e representa a arquitetura tradicional chinesa. Mas o mais surpreendente a respeito dela é que em sua construção não foi usado um único prego – mas sim, técnicas típicas milenares usadas no país.

The Helix Bridge, Cingapura

NA_segunda_blog4B

Esta ponte sobre o rio Cingapura é a única no mundo com esta forma e foi projetada para se parecer com a estrutura do DNA. Inaugurada em 2010, a Ponte Helix é feita, principalmente, de aço e é iluminada à noite por luzes LED ao longo de toda a sua extensão. Projetada pela Cox Rayner Architects, da Australia, em parceria com a local Architects 61.

Rolling Bridge, England

NA_segunda_blog4

Esta ponte única e super original encontra-se na Bacia de Paddington de Londres. E o que faz dela um projeto surpreendente é a flexibilidade de sua estrutura, que pode se transformar em uma roda octogonal ou se desenrolar e tomar forma de ponte. Ela utiliza-se de tecnologias hidráulicas para que funcione desta forma e foi projetado por Thomas Heatherwick.

Slauerhoffbrug Bridge, Holanda

NA_segunda_blog5

NA_segunda_blog6

Parece até photoshop, mas não é. Esta ponte se localiza em Leeuwarden, na Holanda e, por causa da grande quantidade de rios que existem na região e o tráfego intenso de barcos, o país precisava de uma ponte capaz de levantar e abaixar-se rapidamente, para beneficiar tanto o tráfego rodoviário e fluvial. E esta foi, portanto, a forma encontrada para solucionar o problema: ela possui um sistema hidráulico que permite que seja levantada e abaixada diversas vezes por dia.

Henderson Waves Bridge, CIngapura

NA_segunda_blog7

1348

A ponte foi projetada para se parecer com as ondas, conectando dois parques da região. Ela é feita de madeira e aço e, à noite, é toda iluminada, se transformando em espaço de convivência e ponto de apreciação da vista ao redor.

 

Posts relacionados

Entre em contato