Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Redefinindo o significado de conforto

Publicado em 10 de dezembro de 2020

Foto 02 2 960x540

Para criar a primeira cadeira ergonômica de trabalho do mundo, o designer Bill Stumpf revolucionou o conceito de conforto; suas ideias são tão relevantes hoje quanto foram no passado.Foto 00 3 300x225

Texto original – Herman Miller / Escrito por: Clark Malcolm

Para o consagrado designer da Herman Miller, Bill Stumpf (1936-2006), os rituais e prazeres aparentemente simples da vida significavam algo mais – eles são o que nos torna humanos. E ele entendia muito bem outros fatores que fazem de nós únicos: os nossos sucessos e nossos fracassos.

Stumpf protestava contra tudo no mundo que é, desnecessariamente, desumano e, como designer, procurava maneiras de sanar isso. E assim, em essência, começa a história de como ele e a Herman Miller criaram a primeira cadeira ergonômica do mundo.

É difícil imaginar hoje que antes de 1976 a maioria dos funcionários de escritório trabalhava sentada em cadeiras desconfortáveis e primitivas. Nesse ano, o designer e a Herman Miller introduziram a Ergon, mudando assim o mundo dos assentos de escritório para sempre.

Foi uma revolução que pareceu vir do nada, mas suas origens surgiram de uma ideia tão antiga quanto a própria humanidade: conforto. As explorações de Stumpf sobre o tema começaram no início da década de 70, quando foi trabalhar na Herman Miller Research Corporation sob a supervisão de Robert Propst.

No entanto, ele rapidamente irritou-se com a vida corporativa e voltou para Madison, Wisconsin, com a bênção e apoio financeiro da empresa para explorar ideias para um novo tipo de cadeira. Logo ele retornou com o conceito da Ergon.Foto 01 1 263x300

O filósofo e escritor William Gass definiu o conforto como a “falta de consciência”, e Stumpf agarrou-se a esta definição como uma meta para o que poderia ser alcançado por meio do design ergonômico. Porém, estendeu o adjetivo para além do plano físico, abrangendo o psicológico e o emocional.

Como um prenúncio ao seu primeiro design de cadeira para a empresa, ele estabeleceu os critérios de conforto. Essas ideias vêm do seu livro de conceito da Ergon e foram essenciais à sua proposta, com o esboço da primeira cadeira do mundo projetada com o desempenho ergonômico como um critério.

Foto 02 2 225x300“Algumas coisas dizem, ‘Não me toque! Não chegue perto de mim!’ Gosto de ser muito mais sedutor.” -Bill Stumpf

Os conceitos de conforto desenvolvido pelo designer vêm guiando, de forma direta e indireta, cada desenho de cadeira da Herman Miller desde 1976, incluindo a Equa, Mirra, Aeron, Embody e Sayl. A lista cresceu conforme o seu pensamento evoluiu.

A sua pesquisa detalhada e perspectivas exigentes com relação à atuação do design são tão inovadoras e estimulantes nos dias de hoje como há quatro décadas. Os seus critérios, continuam a ajudar a definir e redefinir o assento funcional de alto desempenho com uma visão equilibrada de conforto, funcionalidade e estética.

Já conhecia a história da primeira cadeira ergonômica de trabalho do mundo? Fique ligado nas novidades do nosso blog e aproveite para explorar nosso conteúdo!

Posts relacionados

Entre em contato