Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Os muitos potenciais do design

Publicado em 8 de janeiro de 2015

NA Cidadesgraficas BLOG1

NA_cidadesgraficas_BLOG1

Para transformar projetos de design em obras de arte para serem admiradas em uma exposição aberta ao público, o escritório Metro Arquitetos teve que enfrentar o desafio de criar uma linguagem única para trabalhos que se utilizavam de plataformas distintas para se expressarem. Fotos, livros, cartazes, vídeos, entre outras variações de projetos, passaram por uma minuciosa análise para que se achasse um denominador comum que pudesse apresenta-los de forma agradável para os visitantes da mostra.

E eles conseguiram. A exposição Cidade Gráfica reúne 40 trabalhos de diferentes designers. As obras foram dispostas em grandes painéis de madeira que têm a capacidade de se moverem e se apoiam uns sobre os outros. A ideia era transmitir a mensagem de que, assim como na dinâmica da cidade, aquelas obras também co-habitam e interferem umas na outras, e precisam de umas das outras para se sustentarem.

NA_cidadesgraficas_BLOG2

NA_cidadesgraficas_BLOG3

NA_cidadesgraficas_BLOG4

A mostra esteve em São Paulo e, mais do que as próprias peças apresentadas ali, a intenção maior dos organizadores era gerar um movimento que fosse além da duração da exposição. Segundo uma das autoras do projeto, Lena Cavalheiro, esse foi apenas o pontapé inicial para uma trajetória que precisava ser impulsionada. “Eu acho que o design gráfico ainda é subutilizado na cidade. A exposição quis chamar a atenção para isso. Não só o potencial informativo e funcional do design, como também do poético, subversivo, político”, afirmou ela.

Posts relacionados

Entre em contato