Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

O design dos escritórios pode impulsionar a inovação? (Parte 2)

Publicado em 6 de outubro de 2020

FOTO 7 1230x540

Siga acompanhando como uma construtora americana moldou sua nova sede para cativar o engajamento, a colaboração e a criatividade dos colaboradores

FOTO 1 300x192

Adaptação de conteúdo original e fotos da Herman Miller

Você acompanhou na primeira parte desse estudo de caso, na qual mostramos como a construtora DPR percebeu a necessidade de reestruturar seu escritório e incentivar melhor as práticas colaborativas. Agora, vamos apresentar como as soluções foram definidas e aplicadas para alcançar o resultado esperado. Confira:

Por meio das análises oferecidas pelo Living Office da Herman Miller, a DPR e o SmithGroupJJR conseguiram obter novos ‘insights’ baseados em pesquisas, sobre o estilo de trabalho interativo da equipe – insights que ajudaram a equipe a determinar o equilíbrio correto das configurações que a empresa precisaria para ser bem-sucedida.

Das salas de reunião, conferências, espaços para atividades em grupo às estações de trabalho individuais, o Living Office deu à equipe de design uma estrutura de 10 configurações, otimizadas para o trabalho e a interação. Também forneceu meios de avaliar como era o desempenho do local de trabalho após a equipe ter se mudado para ele.

“A DPR não só ressuscitou um prédio ultrapassado”, diz Schneiderman, diretor de design do SmithGroupJJR. “Eles também deram uma nova personalidade a ele”.

Essa nova personalidade reluzente vai além de uma mobília atraente, cores brilhantes e plantas exuberantes para um local de trabalho com um objetivo sério. Tudo, desde a cozinha até um espaço conectivo e diversas configurações de trabalho em grupo, foi pensado para sustentar a cultura colaborativa da DPR.

FOTO 2 300x208

“Do ponto de vista de um local de trabalho, conseguimos criar muitas zonas de atividades para as pessoas”, diz Gorthy, executivo do projeto da DPR. “Pegamos uma cultura de escritório aberto e a combinamos com um espaço de classe mundial que permite às pessoas se conectarem”.

 

FOTO 3 300x105

Muito intencionalmente, o novo ambiente de trabalho apresenta oportunidades para que ocorram interações de todo tipo. Mas as relações que a empresa DPR mais valoriza são aquelas que surgem de forma espontânea.

“A Herman Miller conversou conosco sobre como você pode fomentar conversas improvisadas, que é algo sobre o qual eu nunca havia pensado”, diz Jodi Paci, gerente de desenvolvimento de negócios na DPR. “Se tudo o que você tem são salas de conferências e nenhum local para conversar, isso não será tão bem-sucedido. As conversas improvisadas simplesmente não acontecerão. Você precisa ter configurações que as encorajem”.

Essa interação improvisada é algo que Paci observa à primeira vista enquanto faz visitas a clientes em potencial. Ela vê isso nas configurações Hive, que são espaçosas e iluminadas, com as pessoas trabalhando lado a lado podem facilmente se conectar com os colegas e fazer perguntas.

FOTO 4 300x105

 

FOTO 5 300x120

Além dos espaços de trabalho principais, um corredor aberto, longo e alinhado com um Meeting Spaces de paredes de vidro, Workshops e Havens oferecem às pessoas uma opção de configurações onde podem revisar projetos, trocar ideias, conversar em voz baixa ou focar nas tarefas individuais.

“Tínhamos três salas de reuniões no prédio antigo”, diz Shumaker. “Aqui temos 10–12 Meeting Spaces diferentes para escolher, e você pode optar por uma sala que se adapte ao tipo de interação que você deseja ter. Se os colaboradores ficarem presos em um problema, eles se sentirão mais confortáveis usando o novo ambiente para começar a trocar ideias e conversar”.

FOTO 6 300x104

Uma adega serve como Landing (Aproximação) para se sentar fora do grande Fórum da DPR, que funciona como um local favorito para reuniões corporativas grandes e sala de treinamento para os funcionários. Aqui, as pessoas alternam entre reuniões e socialização com drinks ou petiscos no bar.

“Agora realizamos reuniões em nível nacional, que não podíamos realizar no escritório anterior” diz Chris Gorthy. “Podemos trazer especialistas de toda a empresa que interagem com os nossos colaboradores. As pessoas estão compartilhando histórias e informações e essa transferência de conhecimento está nos ajudando a juntar os pontos e a solucionar problemas”.

FOTO 7 300x193

Os resultados estão aí

“O que é único sobre a DPR é que eles têm uma cultura muito coesa e colaborativa”, diz Schneiderman. “Isso não ficava evidente nas instalações antigas. O layout não tinha uma lógica sobre como a sequência de atividades diárias deles acontecia. O novo local de trabalho é uma mudança de paradigma para eles. Ele flui com o modo como eles trabalham”.

A evidência quantitativa da pesquisa prova que essa transformação está melhorando o desempenho para as pessoas e para a organização. A Herman Miller realizou uma Pesquisa para Eficácia no Local de Trabalho da Leesman para antes e depois da mudança do novo escritório. Os resultados positivos colocam a DPR na camada superior das empresas de alto desempenho de 2017.

A consultoria Leesman é um serviço de benchmarking global que reúne e analisa os dados sobre a eficácia no local de trabalho de milhares de organizações. A excelente pontuação da DPR concedeu a ela a certificação Leesman+ – uma conquista alcançada por somente seis por cento das organizações participantes – e os colocou entre os dez primeiros na lista da Leesman de empresas com melhor desempenho em 2017.

FOTO 8 300x127

A DPR também está avaliando seu local de trabalho em relação aos padrões do International WELL Building Institute, dedicado a melhorar a saúde e o bem-estar nos prédios ao redor do mundo. Dentre outras diversas categorias, a DPR possui excelentes pontuações para considerações de design que fornecem conforto físico e mental, incluindo mesas sit-to-stand e configurações que oferecem silêncio e privacidade.

Com a avaliação WELL da eficácia das instalações e a medição da Leesman da resposta entusiasmada dos funcionários a ela, Gorthy acredita que o local de trabalho da companhia está ajudando seu pessoal a alcançar o objetivo da organização.

“O nosso investimento nesse novo ambiente foi para o nosso pessoal, mas ele também está nos permitindo aproveitar o nosso escritório para instruir os demais. Podemos compartilhar o que fizemos aqui—como estamos demonstrando respeito pelos indivíduos e o ambiente—e ter um impacto mais amplo na sociedade”, completa.

FOTO 9 300x225

Ao criar um local de trabalho que cuida das necessidades físicas e emocionais das pessoas, a DPR construiu um showcase para princípios de construção sustentáveis e positivos à saúde, que ela promove junto aos clientes. Fique ligado em nosso blog para mais inspirações e dicas para um melhor desempenho no seu ambiente corporativo!

Posts relacionados

Entre em contato