Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

O design dos escritórios pode impulsionar a inovação? (Parte 1)

Publicado em 1 de outubro de 2020

Foto 00 990x540

Confira um estudo de caso do escritório da DPR Construction na Virgínia (EUA)

Foto 00 300x179

Adaptação de conteúdo original e fotos da Herman Miller

A temperatura está na marca dos 38ºC enquanto Randy Shumaker, superintendente geral da DPR Construction, visita o mais recente canteiro de obras da empresa. Uma mistura de sol e nuvens cobre a imponente paisagem de aço. Os raios brilhantes apontam ângulos retos para o impressionante céu.

Esta futura instalação industrial é apenas um exemplo da abordagem construtiva baseada em tecnologia da empresa – um método que inspira muitos a se juntarem à equipe da DPR.

“Os edifícios basicamente são desenvolvidos da mesma forma que faziam há 40 anos”, diz Shumaker. “Os parafusos e as porcas ainda são os mesmos, mas o que é diferente é a tecnologia. Eu queria aprender algo novo, e a inovação realmente me atraiu para a DPR”, completa.

Os procedimentos inovadores da DPR melhoraram a eficiência da empresa no planejar e construir de estruturas altamente complexas, desenvolvidas de acordo com padrões rigorosos de segurança, tecnologia e sustentabilidade.

Por isso, quando chegou a hora da construtora mudar para um novo escritório na cidade de Reston, Virgínia (EUA), a equipe ficou animada em pode criar um local de trabalho que representasse toda expertise de empresa em construção.

A nova instalação seria um melhor reflexo da cultura de capacitação e colaboração da companhia e encorajaria a troca de ideias entre gerações – o que ajuda a alimentar a criatividade dos funcionários e gestores.

“Parte do que precisamos fazer é desenvolver e atrair a geração mais jovem para que ela entenda as complexidades de uma construção”, diz Shumaker. “Eles, por sua vez, compartilham novas ideias que carregam. Isso nos torna uma equipe mais forte e uma empresa melhor”.

Abrindo as portas para a inovação

 

Foto 01 293x300

Enquanto o design do escritório impedia a interação e a criatividade, o novo local de trabalho da DPR está atraindo as pessoas com configurações ajustadas ao estilo de trabalho colaborativo da equipe

Antes de se mudar para Reston, a DPR estava enfrentando problemas com um escritório que estava começando a inibir as conexões interpessoais no ambiente – fator essencial para o sucesso da empresa.

“Para nós, inovação é colaboração – trabalhar juntos para encontrar novas maneiras de resolver velhos problemas”, diz Chris Gorthy, executivo de projetos da DPR. “Quando começamos a ter que nos esforçar para fazer isso em nosso antigo escritório, percebemos que era a hora de mudar”.

Embora a sede antiga da construtora tivesse um amplo espaço para estações de trabalho individuais, os funcionários da DPR descreveram o ambiente como “lotado” e “isolado”. Sem áreas comuns para socialização e com escassez de salas de conferência, muitos colaboradores preferiam trabalhar diretamente dos canteiros de obras do que ir para o escritório.

Enquanto a equipe da DPR buscava um novo ambiente corporativo, Greg Haldeman, membro do comitê de gestão da empresa, diz que abraçou a oportunidade de criar um local de trabalho mais colaborativo e que representasse melhor quem são e o que fazem.

A equipe de projeto definiu diversos objetivos, sendo dois principais: criar um escritório que exibisse sua experiência em construções sustentáveis, e projetar um laboratório vivo onde pudessem testar e medir estratégias no local de trabalho, incentivando as pessoas a compartilhar conhecimentos e a resolver problemas de forma criativa.

Para atingir o primeiro objetivo, a construtora decidiu reutilizar uma instalação em Reston. “Queríamos demonstrar que você pode reutilizar um edifício e ainda obter a o selo Net Zero Energy Building Certification, mesmo em um prédio com 35 anos e em uma zona climática desafiadora. Seria o primeiro projeto desse tipo na região metropolitana do D.”, relembra Chris Hoffman, gerente de projetos da DPR.

Depois de construir três outros escritórios que foram certificados pela Net Zero, a equipe tinha à disposição uma rica base de dados e de percepções para desenvolver a obra. A sustentabilidade, no entanto, foi apenas o começo.

Foto 02 300x177

 

Empreiteiros e outros funcionários que estão frequentemente em campo agora contam com uma variedade de ambientes onde podem se encontrar e se atualizar dos projetos

A DPR queria criar um local que já estabelecesse novos padrões para o futuro do design de locais de trabalho. Para ajudar a atingir esse objetivo e traduzir a abordagem progressiva da empresa no design do ambiente corporativo, a DPR recorreu à Herman Miller e a sua dinâmica de desenvolver mobiliário baseado em pesquisas e dados no escopo do serviço Living Office.

Durante o tempo em que os executivos da empresa permaneceram em visita à Herman Miller, especialistas da marca guiaram a equipe por meio do processo de descoberta do Living Office. Este workshop deu à construtora as ferramentas que precisavam para identificar e reunir em torno do propósito, dos valores e das atividades da empresa.

Gorthy ficou surpreso ao saber que essa abordagem era muito mais do que a simples venda de móveis quando visitou a sede da Herman Miller em West Michigan. “Achei que seria uma viagem somente para comprarmos os móveis, mas o que aconteceu foi que eles nos ensinaram sobre a modelagem de lugares e o que o local de trabalho poderia ser”, diz ele. “A Herman Miller nos ajudou a pensar o espaço de ponta a ponta, levando em conta o que as pessoas fazem e projetando o ambiente em torno disso”.

Para a DPR, o ponto que mais ficou evidenciado durante o processo de descoberta foi o de colaborar. A mistura de empreiteiros, arquitetos, engenheiros e gerentes de projetos trabalhando no escritório e em campo precisava de uma variedade de ambientes onde eles pudessem se conectar facilmente e colocar os projetos em dia. Para acomodar as nuances desses encontros, uma porção de salas de reunião convencionais simplesmente não serviria.

“A visita à Herman Miller ajudou a DPR a priorizar o que considerou importante”, disse Marc Schneiderman, diretor de design da SmithGroupJJR. “Ver os móveis e os ambientes em todo o escritório deu a eles pistas visuais sobre como seu local de trabalho poderia ter um layout mais flexível”, completa.

Fica evidente como o bom planejamento do design do escritório vai muito além da escolha da escolha dos móveis? Na segunda parte desse estudo de caso, mostraremos as principais soluções desenvolvidas para tornar o ambiente mais colaborativo. Fique ligado!

Posts relacionados

Entre em contato