Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Configurações diferentes para diferentes tarefas (2)

Publicado em 20 de outubro de 2020

Foto 00 1 1149x540

Como planejar um ambiente corporativo adaptado às necessidades dos colaboradores?

Foto 00 1 300x155

Cenário de trabalho planejado para uma equipe de 10 a 15 pessoas, que realizam diferentes tarefas entre elas

Texto original de Mindy Koschmann e Joseph White / Ilustrações por Mike Stuk – Herman Miller

Pergunte a qualquer CEO o que sua empresa precisa fazer para ficar à frente da concorrência e você provavelmente obterá uma resposta que inclui a palavra inovação.

No atual ambiente de trabalho, as organizações contam cada vez mais com equipes de alto desempenho para fazer esse trabalho crítico. Por quê? Porque os estudos apontam para uma correlação direta entre colaboração e inovação (até 81%, de acordo com pesquisa encomendada pelo Google).

No entanto, os layouts típicos da maioria dos escritórios simplesmente não são projetados para apoiar o estilo fluido de trabalho que é característico das equipes. Nossa pesquisa primária mostrou que as melhores equipes criativas operam de maneiras complexas, muitas vezes improvisadas, com abordagem semelhante a de um conjunto de jazz para criar música – com cada membro tocando um instrumento diferente, mas em perfeita harmonia.

Os membros da equipe passam rapidamente de uma reunião em grupo para trabalhar paralelamente em objetivos individuais – e fazem essas transições conforme necessário, não de acordo com um processo ou plano definido.

Essas percepções serviram como base para o desenvolvimento do ambiente que chamamos de Clubhouse. As Clubhouses foram criadas para oferecer suporte a uma gama completa de atividades de trabalho através de uma variedade de espaços individuais e de grupo adjacentes no local de trabalho. Cada elemento ajuda a equipe a permanecer conectada entre si e com o objetivo mais amplo do trabalho em questão, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade individual.

Nessa série, iremos abordar três configurações de escritório desenhadas para auxiliar atividades de trabalho distintas para pessoas e organizações específicas – você pode conferir o primeiro aqui.

No segundo cenário abaixo exemplificamos uma configuração de escritório para 10 a 15 pessoas, que mantem a colaboração e interatividade entre os funcionários, mas sem deixar de prezar pela privacidade e foco necessário para algumas atividades no cotidiano. Confira:

  1. Forneça móveis ergonômicos

Foto 01 1 1 300x169

Os pontos de trabalho são equipados com cadeiras de alto desempenho, estações de trabalho Locale com altura ajustável e uma variedade de ferramentas de tecnologia ergonômicas, para que todos permaneçam confortáveis e apoiados. Divisórias baixas fornecem privacidade suficiente para foco, mas ainda permite que as pessoas sinalizem umas às outras e se envolvam conforme o necessário.

  1. Incentive conversas

Foto 02 1 1 300x169

Quando os bate-papos rápidos na mesa se tornam discussões mais longas, os participantes podem mudar para um espaço semifechado mais próximo, onde podem se sentar e conversar sem distrair os colegas que trabalham nas proximidades.

  1. Crie centros de interação

Foto 03 1 300x169

Um armário como o Meridian Storage da Herman Miller cria uma perfeita plataforma para o “epicentro” desse tipo de cenário, o coração social e físico do espaço, onde as pessoas podem rapidamente se reunir e discutir ideias.

  1. Crie uma “parede de consciência”

Foto 04 1 300x169

Numa “parede da consciência”, o trabalho em andamento fica exposto para todos da equipe e serve como um lembrete visual constante das metas e realizações compartilhadas da equipe, além de delimitar os ambientes.

  1. Plano de privacidade

Foto 05 1 300x169

Uma zona mais isolada e bem delimitada permite que as pessoas fujam para pensar, relaxar ou atender uma ligação com mais privacidade.

O que achou desses exemplos de cenários? Esse modelo de escritório contribuiria para aumentar a produtividade da sua equipe? Em nosso próximo artigo, iremos explorar mais um exemplo de configuração e vamos dar dicas para um ambiente de trabalho compartilhado por 6 a 8 pessoas em atividades de cocriação.  Fique ligado nas novidades e deixe seu comentário aqui!

Posts relacionados

Entre em contato