Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

Arquitetura dos trópicos

Publicado em 28 de janeiro de 2016

NA 28 BLOG1

NA_28_BLOG1

Um bom profissional é aquele que, não só se utiliza das informações e conhecimentos adquiridos na sua formação, mas também aquele que usa a criatividade para adaptar dados e fórmulas pré-existentes para criar novas soluções para o mundo à sua volta.

E é isso o que fazem os arquitetos Miguel Niño e Johanna Navarro, que, estudando as condições climáticas e geográficas da região de Cúrcuta, em Norte Santander, na Colômbia, desenvolveram o Bloco Termodicipador (BT), um tijolo cerâmico projetado com uma seção transversal irregular que permite que a ventilação passe através dos blocos, reduzindo o calor no interior da estrutura. Além de ser um mecanismo sustentável de climatização, os parceiros ainda se aproveitaram da matéria prima mais abundante nas redondezas, a argila.

NA_28_BLOG2 09.40.01

 

NA_28_BLOG2

O processo de fabricação do BT é o mesmo do bolco de argila cozida tradicional. A inovação está no design de sua extremidade, utilizada no processo de moldagem de extrusão. A forma irregular, que consiste de um retângulo e um triângulo escaleno irregular, protege parcialmente o bloco e as articulações dos fluxos de radiação solar e de transmissão de calor.

Cada posição do bloco foi minuciosamente estudada para otimizar seu potencial de redutor de calor, além de servir como dissipador de ruídos sonoros.

NA_28_BLOG3

NA_28_BLOG4

NA_28_BLOG5

Uma verdadeira revolução na arquitetura! Uma grande conquista na qualidade de vida de muitas pessoas.

Posts relacionados

Entre em contato