Precisa de ajuda com o seu projeto?

Fale com um de nossos especialistas em soluções corporativas

3 maneiras de incentivar a criatividade no trabalho

Publicado em 11 de novembro de 2020

Foto 00 2 1230x540

Inspire-se nesse estudo de caso da empresa Dentsu Canadá, especializada em mídia e marketing digitalFoto 00 2 300x128

Texto original – Herman Miller

A principal matéria-prima da Dentsu Canadá é a criatividade. Com 17 agências exclusivas de mídia e marketing digital sob o seu comando, a empresa combina vários recursos para conquistar contas multimilionárias de companhias que fazem parte da lista Fortune 100. Para aproveitar o sucesso dessa abordagem entre agências, a gigante canadense decidiu colocar todas as suas marcas sob o mesmo teto.

O objetivo principal da empresa era inspirar a criatividade no trabalho para que seus funcionários pudessem fechar mais negócios com clientes em potencial. A ideia era que colegas de diferentes agências começassem a se relacionar, compartilhar ideias e se sentir confortáveis trabalhando juntos em projetos.

Queria que as pessoas tivessem um espaço bacana para se sentirem mais dispostas a realizar trabalhos igualmente bacanas”, conta Kai Exos, diretor de criação da Dentsu.

A Herman Miller se dedica a ajudar empresas a criar espaços de trabalho especiais. Ao lado da Ray Inc. e de um distribuidor local, a Workplace Resource, a HM aproveitou o poder da combinação diversificada de móveis modernos da marca para ajudar a Dentsu a projetar um escritório aberto criativo e conectado.

“O novo escritório foi transformador para os nossos negócios. Está trazendo vida à visão da nossa rede de que todas as nossas marcas trabalham juntas”, Philip Filippopoulos, diretor financeiro e de operações.

Três maneiras de despertar a criatividade

O processo criativo é diferente para cada um. É por isso que é importante oferecer uma variedade de espaços onde as pessoas possam se reunir e fazer um pouco de barulho durante as sessões de brainstorming ou se isolar para resolver um problema complicado. Para isso, aqui vão três itens para marcar na sua lista ao planejar um local de trabalho que impulsione a criatividade dos colaboradores:

  1. Aumentar a colaboração

Foto 01 1 300x225

O novo escritório aberto da Dentsu foi intencionalmente projetado para promover a “polinização cruzada” entre pessoas de diferentes agências. Uma variedade de configurações em todo o escritório, incluindo espaços comunitários como este acima, convida as pessoas a se reunirem. E quando as pessoas se sentem confortáveis ao se reunirem, a probabilidade de compartilharem ideias e se ajudarem a resolver problemas é maior – duas ótimas maneiras de estimular a inovação.

Proporcionando conforto e estilo neste espaço se encontra o Assento Modular Chadwick da Herman Miller, combinado a um trio de Cadeiras Nelson Swag Leg, também da HM. As Cadeiras para visitantes Saiba da Geiger e as cadeiras de concha única Eames da HM estão dispostas nas laterais.

“Queríamos criar um espaço onde as pessoas se sentissem confortáveis, onde pudessem se conectar, compartilhar e se sentir inspiradas” afima Kate Dobrucki, vice-presidente de comunicações.

  1. Oferecer privacidade

Foto 02 1 300x225Em um escritório aberto, o controle de ruídos, a privacidade e a capacidade de concentração são as principais preocupações. De fato, pesquisas mostram que as interrupções no trabalho acontecem a cada 11 minutos, em média, e pode levar até 25 minutos para uma pessoa recuperar o foco após a distração.

É por isso que a equipe de design da Dentsu intercalou móveis como as cabines para escritório Framery O por todo o edifício. Beneficiando o trabalho que requer foco, essas cabines oferecem total isolamento e um alto nível de controle de ruído para aqueles que precisam de total silêncio para manter o foco.

  1. Incentivar a socialização

Foto 03 1 300x225Salas de descanso que mais lembram calabouços nos esconderijos mais distantes de um edifício são coisa do passado. Nesse projeto, o café é um espaço luminoso e com localização central – o que afasta as pessoas de suas mesas ao longo do dia.

Locais que lembram o próprio lar levam quem utiliza o espaço a tirar alguns minutos para relaxar e aproveitar o tempo com os colegas. É também o tipo de local que as pessoas desejam exibir para clientes e amigos.

E os número comprovam isso, uma pesquisa com os funcionários relata um aumento de 39% no número de colaboradores que se orgulham do novo escritório. Nesse espaço, é possível encontrar uma vitrine robusta de produtos da família de marcas do Grupo Herman Miller, entre eles, o Sofá Tuxedo, da Geiger, um duo de poltronas Striad, da Herman Miller, e uma combinação de cadeiras de jantar da DWR.

Os resultados da pesquisa com funcionários:

Impulso no orgulho: 82% mais dos entrevistados disseram estar orgulhosos do seu local de trabalho após a mudança.

Melhor colaboração: 55% dos entrevistados disseram que sua capacidade de trabalhar juntos melhorou.

Pronto para inspirar a criatividade no escritório da sua empresa? Conte para nós o que achou desse exemplo e das dicas que mostramos aqui nos comentários. Não se esqueça de ficar ligado em nosso blog para mais artigos como esse!

Posts relacionados

Entre em contato