Lattoog Design

A Lattoog Design teve o lançamento oficial de sua primeira coleção de mobiliário na feira Craft+Design em São Paulo em 2005. O primeiro móvel criado pela dupla carioca Leonardo Lattavo e Pedro Moog data de 1999 e foi o Sofá Knot que ainda hoje é uma das principais peças da Lattoog Design.

Durante os anos de 1999 e 2003 o design e fabricação de móveis era atividade secundária para Leonardo e Pedro e era encarada como um hobbie. Em 2003 ao se depararem com uma capa de revista italiana com um móvel dos irmãos Campana criado em 2002 (o sofá Boa) e que era muito similar ao Sofá Knot, a dupla concluiu que “estava fazendo algo certo” e em 2004 abriu a Lattoog Design especializada em design de mobiliário, produtos e interiores. Em 2005 surgia o nome Lattoog – uma fusão dos sobrenomes dos dois sócios – Lattavo e Moog – que sintetizaria o processo criativo da dupla: A conjunção das idéias de duas cabeças, de duas formações diferentes, de dois processos criativos distintos marcados pela constante busca da originalidade.

Apesar de não haver uma regra estabelecida no processo de criação dos designers, boa parte da concepção dos móveis começa no lápis: – o desenho a mão é a base principal de quase todos os moveis da empresa . Processos como a maquete, ou experimentação com novos materiais na oficina de prototipagem de São Cristóvão, são o outro alicerce de criação da Lattoog. Hoje a produção da Lattoog funciona 100% através de sólidas parcerias com fornecedores de diversos estados do Brasil e por causa desse modelo de estrutura de produção, não existem limites para a escolha dos materiais utilizados – como define Leonardo: “não somos especializados em marcenaria ou serralheria – somos especializados em bom desenho e boas idéias”.

Ambos Leonardo e Pedro, possuem uma grande produção de projetos de arquitetura, pinturas, desenhos e esculturas que permeiam o trabalho realizado nos móveis – referências e influências de arquitetura e artes plásticas estão presentes aqui.

Além de não se submeter a limitações técnicas seja na escolha dos materiais ou na metodologia de construção adotada, a Lattoog também não se limita a trabalhar apenas na escala dos móveis. Projetos de larga escala vem sendo desenvolvidos através de parceria com o arquiteto Doica Backheuser, da Blac Arquitetura – um parceiro de longa data. Pontes, estações ferroviárias, shopping centers, lojas e interiores corporativos, foram alguns dos projetos passaram pelas pranchetas da Lattoog nos últimos meses.

Em pouco tempo de existência a Lattoog já possui uma boa gama de produtos e várias publicações em revistas nacionais e internacionais de design, além de prêmios e exposições também em âmbito nacional e internacional entre elas a exposição Global Edit em Milão – uma seleção de designers feita pela revista Wallpaper, que valeu uma publicação na mesma revista. Além disso participou da mostra Brasil é Cosi também em Milão.

Desde sua abertura a Lattoog tem se especializado em fabricação de móveis experimentais utilizando técnicas diversas e cada vez mais procurando expressar a cultura carioca. Esse resultado pode ser visto nas peças desenvolvidas para a Schuster que tem sempre como diretriz a cultura nacional e carioca: Como exemplo, temos a Poltronas e aparadores que fazem referência aos calçadões de pedra portuguesa do Rio de Janeiro ; ou a Poltrona Pantosh que faz parte da série ´Vira Lata´ na qual fazemos uma referência literal à miscigenação do povo brasileiro através de móveis que são resultado explícito de uma fusão de outros dois móveis já conhecidos.

Os diretores e designers da Lattoog Design são:

Leonardo Lattavo – Arquiteto e Urbanista com mestrado em Arquitetura na University College of London. Tem diversos projetos de arquitetura e interiores realizados na Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha. Trabalhou na equipe de projeto de duas torres em Liverpool que foram eleitas pelo Royal Institute of the British Architects (Riba) um dos sete melhores projetos do Reino Unido em 2007. Também projetou diversas lojas para a griffe italiana Gucci. Entre os anos de 1997 e 2004 morou em Londres e deu uma volta ao mundo antes de regressar ao Brasil para fundar a Lattoog Design junto com Pedro Moog. Atua hoje nos campos de arquitetura, design e artes plásticas.
Pedro Moog – Designer auto-didata com formação acadêmica em Administração de Empresas. Atua no campo de design desde 1997 com sua própria empresa de design – A Moog Studio que posteriormente veio a se fundir com a Lattoog Design. Assim como Leonardo, tem atuado nos campos de arquitetura, design e artes plásticas.

 

Prêmios

1994 Concurso de Design Remantec, São Paulo. Projeto de Sistema de Assentos Modulares. Menção Honrosa
2004 Concurso Internacional ‘Earthquake Memorial´, Taiwan. Projeto de Memorial / Paisagismo – Menção Honrosa
2005 Concurso de Design Maurice Valansi, Rio de Janeiro. Projeto de um assento – Menção Honrosa
2006 Prêmio Salão Casa Brasil 2006, Rio Grande so Sul. Projeto e protótipo de um assento – Projeto Finalista.
2006 Concurso Internacional Tacchini, Londres. ‘Something to Sit on’ – Projeto de uma Poltrona – Menção Honrosa
2007 Prêmio Salão Casa Brasil 2007, Rio Grande so Sul. Projeto e protótipo de uma mesa e um banco – Projeto Finalista.
2007 Prêmio Royal Institute os The British Architects. Projeto de edifício de uso misto classificado entre os dez melhores construidos                no Reino Unido. (Projeto feito para o AHMM Architects).
2008 Prêmio Museu da Casa Brasileira 2008, São Paulo. Projeto e protótipo de uma mesa e um banco – Projeto Finalista.

Novo
9100_20170517-140501_luminaria-tijuca-lattoog
Luminária Tijuca

Lattoog Design

Novo
7845_20160902-180901_cadeira-gradeada-lattoog
Cadeira Gradeada

Lattoog Design

Novo
6864_20160223-160202_luminaria-delicat-lattoog
Luminária Delicat

Lattoog Design

Novo
6863_20160223-160201_luminaria-bulbo-lattoog
Luminária Bulbo

Lattoog Design

mesa-de-centro-um-Lattoog-vidrotec
Mesa Um

Lattoog Design

buffet-mole-Lattoog-schuster
Buffet Mole

Lattoog Design