Jeff Weber

Quando criança, Jeff Weber era fascinado pela forma como as coisas funcionavam. “Eu estava sempre mexendo em algo, fosse construindo coisas ou desmontando-as”, ele diz. Quando notou seus talentos mecânicos se desenvolvendo, seu avô sugeriu que ele considerasse uma carreira em desenho industrial. Depois que aprendeu mais, “eu nunca pensei em fazer outra coisa”, lembra Weber.

Hoje, ele usa seus talentos consideráveis para melhorar a condição humana por meio da concepção de produtos que melhoram as vidas das pessoas em casa e no trabalho. “Sempre deve haver um benefício humano associado ao que estamos projetando”, ele explica. “Trata-se da experiência, da estimulação dos sentidos de uma pessoa de forma positiva ou benéfica.”

Embora o trabalho de Weber inclua um amplo espectro de produtos, ele se interessou pelo design de móveis quando se juntou a Bill Stumpf, que trabalhou com a Herman Miller por 30 anos. “O espírito de design de Bill inspiraria todos os meus trabalhos futuros”, diz Weber. Um exemplo é a teoria “uni-part” de Stumpf. “Ela diz que todos os componentes de determinado objeto devem ter um propósito funcional e estético”, diz Weber. “É um princípio fundamental que empregamos todos os dias.”

No estúdio, essa filosofia significa que o design de um objeto, um prédio ou um serviço “é o tecido conjuntivo entre as pessoas e o mundo. A qualidade do design dita a qualidade da experiência do usuário e, portanto, define nossa existência”.

Com ênfase nos resultados, um aspecto integral e importante do seu processo de design é a investigação. Por exemplo, ao projetar a cadeira Embody da Herman Miller, Weber e a equipe da Herman Miller passaram quase dois anos conversando com especialistas em vários campos da medicina, de especialistas em condições de extremidades superiores a optometristas e neurologistas. Foi um esforço para compreender o que é necessário “para apoiar um corpo no espaço de forma saudável e, ao mesmo tempo, permitir o movimento”, afirma.

“O corpo humano é uma fonte constante de inspiração para mim”, ele diz. “As exigências e responsabilidades no local de trabalho podem mudar, mas o elemento humano continua relativamente o mesmo. Meu desafio é ‘Como posso produzir algo que vá realmente melhorar essa condição?’ Conforto e saúde são como amor e paz: sempre é possível ter mais”, ele reflete.

Weber diz que a parte mais gratificante de seu trabalho é ver alguém apreciar o resultado final de seus esforços. “É muito gratificante ver alguém sentado em uma cadeira e apreciando a lógica e o raciocínio por trás disso.”

Ele afirma que esta fase de sua carreira é especialmente energizante. “Eu sempre acreditei que um bom design é uma mistura de arte e ciência”, diz ele. “O uso dessa combinação de formas positivas na maneira como as pessoas vivem e trabalham é muito emocionante para mim.”

Escritório/Estúdio
Studio Weber + Associates, Minneapolis, Minnesota

Prêmios/Reconhecimento
Melhor da NeoCon Prata, Ergonomic Desk/Task Seating, pela Embody, 2009
Melhor da NeoCon Ouro, pela Caper, 1999
Melhor da IIDEX/NeoCon Canada, pela Caper, 1999