BernardoSenna_fotogr

Bernardo Senna

Bernardo Senna (Rio de Janeiro, 1975) formou-se em design de produto na UFRJ em 1997. Trabalhou com a equipe do Instituto Nacional de Tecnologia a partir de 1995, projetando produtos, equipamentos e veículos. Após a graduação, participou da criação da primeira revista brasileira de design on-line, a Novo Conceito. Entre 2004 e 2006, foi Coordenador do CentroDesignRio, onde participou de diversas ações de promoção, e teve a oportunidade de compilar o livro Momentum: Design contemporâneo no Rio de Janeiro.

Em 2005 foi convidado para representar o jovem design brasileiro no Salão Maison et Objet em Paris. Participou em 2006 da exposição de design brasileiro no evento Design Mai em Berlim. No ano seguinte foi selecionado para a publicação “Design Brasil volume 2″ que apresenta os mais importantes designers brasileiros contemporâneos. Atualmente, desenvolve produtos e mobiliário para diversas empresas.

Sua filosofia de design é focada na surpresa: novos produtos devem trazer idéias não vistas e propostas para instigar a curiosidade das pessoas. Dessa forma, elas se abrem para novas possibilidades. Em seus projetos ocorre uma incessante busca por usos inovadores de tecnologias conhecidas. Seus clientes incluem Componenti, Schuster, Novo Desenho, Tok & Stok e Maze.

Seus prêmios e exposições foram: a menção honrosa com o automóvel Tera na Competição Internacional de Design Mitsubishi 2000; o primeiro lugar com o sofá Céu no Concurso de Design Celina, em 2002; a coleção Gênios do Design, da Tok & Stok, com a estante Torta, em 2002; a exposição Arte de Reciclar organizada pela Recicloteca, em 2002; o evento Design Brasil 2003; a exposição Plasticidades, em 2003, a mostra Salão Design Movelsul 2004, com a mesa Ritmo e o primeiro lugar no Prêmio Mais com Menos Madeira do SEBRAE/RO e Instituto Europeu de Design.

Seus projetos foram publicados por importantes revistas e jornais de todo o mundo como, do Brasil, a Projeto Design, Arc Design, Casa Claudia, Casa Vogue, Viver Bem, Auto Esporte, Duas Rodas, Motor Show, Jornal do Brasil e O Globo; mais as revistas Form e Plugged (Alemanha); Interiors (Canadá); Design Net (Coréia); I.D. (EUA); AD (França); Ottagono, Next Exit e Auto & Design (Itália); Axis (Japão); Attitude (Portugal) e Madame Figaro (Taiwan).