alvar-aalto

Alvar Aalto

Alvar Aalto (1898-1976), um dos fundadores da Artek, nasceu em Kuortane, Finlândia. Aalto é hoje reconhecido como um dos grandes mestres da arquitetura moderna. Durante sua longa e prolífica carreira, seu trabalho abraçou quase todas as intituições públicas chave – prefeituras, teatros, igrejas, bibliotecas e universidades – assim como habitações padronizadas e casas particulares.

A arquitetura de Aalto é distintamente Finlandesa. Ela é marcada por uma humanidade e uma forte individualidade. A estética diferenciada das obras de Aalto deriva das relações dinâmicas com o ambiente natural, sua escala humana, detalhes soberbamente executados, tratamento único aos materiais e uso engenhoso da iluminação. Como toda grande arte, a arquitetura de Aalto transcende fronteiras. Seu trabalho não é exclusividade Finlandesa: ele faz parte de uma herança cultural comum de importância européia e mundial.

Alvar Aalto começou a desenhar móveis como uma extensão natural e importante do seu trabalho como arquiteto. Sua primeira peça moderna de movelaria foi criada em 1931-32 para o Sanatório de Tuberculosos em Paimio, que provou ser sua estréia internacional. A Artek foi criada em 1935 para comercializar e vender os móveis, luminárias e têxteis de Alvar e Aino Aalto, principalmente em mercados internacionais aonde a Artek focou suas operações desde as fases inciciais da empresa.

Através das inovações de forma e linha que nasceram em seus projetos de movelaria, Alvar Aalto também se tornou um nome importante na história do design. De fato, Aalto alcançou a fama na Europa continental como designer de móveis e somente depois como arquiteto.